Pesquisar neste blog:

sábado, 19 de dezembro de 2020

Uma velha história e velhos conhecidos em novas histórias

No geral, O Gambito da Rainha não foge muito de alguns clichés, nem do padrão "menina com infância difícil que se mostra prodígio em algo incomum para a sociedade e cujos problemas pessoais/ comportamentais acabam florescendo na busca por ser a melhor do mundo naquilo". Há inclusive o final escancaradamente hollywoodiano e alguns temas mais sérios (como sexismo no esporte e alcoolismo) são amenizados. Mas, no fim das contas (e talvez por ser amena mesmo, nestes tempos tão obscuros), a minissérie da Netflix agrada bastante com sua produção impecável e boas atuações.

O Gambito da Rainha (The Queen's Gambit - 1a. temporada), 2020






Mesmo retomando a narrativa do ponto onde parou na temporada de estreia, a segunda de Mandalorian não hesita em logo entrar no modo "desafio da semana". O diferencial agora é que a maioria deles acaba servindo à história principal e também criando conexão com os filmes e séries animadas existentes. Desde referências sutis a pontos relevantes de enredo, Mandalorian prova que pode ser o Um Anel que unirá os que desprezam os Episódios I, II, III (eu e todas as pessoas sensatas) e os que odeiam os VII, VIII e IX (os chatos). Jon Favreau e Dave Filoni parecem ser verdadeiramente os que vão trazer equilíbrio à Força e restituir a paz no Universo Star Wars.

The Mandalorian (2a. temporada), 2020




Um dos melhores produtos do final da década de 1990, os irmãos Warner (e a irmã Warner) voltam para uma nova temporada repaginados e atualizados, mas, nas palavras do próprio Yakko no primeiro episódio, "nem tanto, porque os pais agora fazem parte do público-alvo também". É com este tipo de metalinguagem, com referências culturais das mais variadas e um humor que vai do ousado ao pastelão que, mesmo com algumas piadas datadas, a nova leva de Animaniacs prova que algumas coisas merecem, sim, um reboot. Alguns personagens e quadros antigos fazem falta, mas pelo menos Pinky e o Cérebro ajudam a satisfazer a carência dos nostálgicos. Torcer pelo retorno de Freakazoid é demais?

Animaniacs ("1a." temporada), 2020




Nenhum comentário:

Postar um comentário