Pesquisar neste blog:

domingo, 10 de maio de 2009

Carros

Todo homem é apaixonado por carro. Essa é mais uma daquelas regras que existem na nossa sociedade. Embora já tenha tido uma queda por Fuscas (numa era pré-Itamar) e, mais recentemente, por BMW X5 (mais platônico, impossível), nunca consegui me prender por mais de dois minutos em assuntos mecânicos, eletrônicos, de design ou afins automobilísticos. Como tampouco tive problemas com minha sexualidade (hehehe), tentei procurar no meu âmago (putz) se eu teria algum problema de cunho social.

Após alguns minutos de auto(móvel)psicanálise, o que descobri foi que, apesar de não babar quando zune um novo sedã nas ruas, eu já fui (ou sou) aficcionado, sim, por vários carros. O único porém é que todos são veículos fictícios ou, quando reais, estão inseridos em obras de ficção cujos contextos os tornam atrativos. Com isto fiquei inspirado a colocar aqui minha lista dos 10 carros mais bacanas do cinema e da TV:


10. Ferrari de Curtindo A Vida Adoidado

Nos deu cenas memoráveis como a dos manobristas saindo pra um rolézinho, Cameron e Ferris tentando voltar o contador de kilometragem acionando a ré e um dos (inúmeros) diálogos famosos do filme:
Cameron: The 1961 Ferrari 250GT California. Less than a hundred were made. My father spent three years restoring this car. It is his love, it is his passion.
Ferris: It is his fault he didn't lock the garage.


09.Lamborghini de Automan

Enquanto todos gostavam de Super Máquina eu gostava dessa série aí. O cara era um super-herói feito por computador e tinha um amigo digital chamado Cursor que se transformava em vários tipos de veículos, entre eles nessa estilosa Lamborghini. (OK, analisando hoje em dia o neon avacalha, mas no começo dos anos 80 não tinha nada mais moderno)


08. Empate entre o General Lee de e a picape do Duro na Queda

O que chamava minha atenção nestas duas séries era o que os carros faziam: pulavam distâncias exageradas, andavam em duas rodas, capotavam, atravessavam explosões... Quer coisa mais bacana prum pré-adolescente? E o General Lee nem tinha porta (ou tinha mas não era usada, não me lembro): a turma da série Os Gatões tinha que entrar pela janela.


07. O Lotus Espirit de O Espião Que Me Amava

James Bond teve muitos carros memoráveis, mas nenhum bate este de 1977. Além de ser equipado com todos apetrechos típicos de um 007móvel, este atravessou uma barra de proteção, caiu no mar e simplesmente virou um submarino. Doido!


06. Herbie de Se Meu Fusca Falasse

Fuscas são quase uma unanimidade. E esse, além de tudo, era simpático.


05. Lexus 2054 de Minority Report: A Nova Lei

Design incomum, futurista e criado pelo Spielberg. Sei que ninguém gostou desse, mas gosto é gosto...


04. Novo empate: dois Batmóveis

O da série de 1966 era especial: conversível, com um turbo que saía fogo e uma música tema inesquecível. Parecia insuperável quando veio Tim Burton em 1989 e trouxe este outro, atualizado pra um novo público e cheio de batparafernálias. Ambos batem de longe qualquer outra versão de batmóvel.


03. Ecto-1 de Os Caça-Fantasmas

A única coisa a reclamar é que o carro aparece pouco no filme. Me dá vontade de imitar sua sirene típica toda vez que o vejo. Mais outro grande carro em que não se consegue desassociar sua imagem de outra grande música tema. Medalha de bronze incontestável.

02. Mach 5 do Speed Racer
Adaptação para as telas de um desenho que sempre tive preguiça de ver. Dei um voto de confiança pros irmãos Wachowski e não me arrependi nem um pouco de ter ido ao cinema. Diversão pura, com um carro clássico e moderno ao mesmo tempo. Merecido segundo lugar.


01. DeLorean de De Volta Para o Futuro

Além de ter todo um visual marcante, soltar fogo pelas rodas ao atingir 88 MPH, viajar no tempo e abrir as portas pra cima, no final ele ainda voa. E é integrante do filme que mais vi e revi na minha vida. Líder isolado do ranking.


E que comecem as reclamações sobre a ausência de citações a Velozes e Furiosos e 60 Segundos...

3 comentários:

  1. Zé... pode ampliar essa sua lista ai, rapaz!
    Há outros carros memoráveis também!
    Alguns deles:

    01. Nissan Skyline - Mais Velozes e Mais Furiosos
    02. Mitsubishi Eclipse - Velozes e Furiosos
    03. Chevrolet Camaro - Velozes e Furiosos 4
    04. Batmóvel - Batmans Begins
    05. Carro Preto - Mad Max
    06. Eleonor (Mustang Shelbi)- 60 Segundos
    07. Audi A8 - Iron Man
    08. Audi A8 - Eu Robô
    09. Nissan 350Z - Velozes e Furiosos, Desafio em Tokio
    10. Mustang Shelbi - Eu sou a Lenda

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Moço, igual eu disse: num manjo muito dos carros mais "reais" não, hehehe. O batmóvel do Begins e Cavaleiro das Trevas não é muito "minha praia", mas é infinitamente melhor que os do Schumacher (Batman Forerver e Batman & Robin). O Audi A8 é fino mesmo, passou batido. E o do Mad Max é realmente clássico. Numa rápida pesquisa descobri que é um Ford XB Falcon Coupe 1973.

    ResponderExcluir
  3. Fiiiino o do Mad Max!
    Agora uma correção, em minha lista, o carro número 3 não é um Camaro, e sim um Dodge.
    Famoso American Muscle.
    Abraço.

    ResponderExcluir