Pesquisar neste blog:

segunda-feira, 13 de julho de 2020

O capitão, a autora e a mercenária



Greyhound é um daqueles filmes que focam em um evento bem específico da II Guerra e, mesmo com um claro problema de orçamento nos efeitos especiais, consegue retratar bem a tensão de um combate às cegas no mar. Porém, elementos como chuva, escuridão da noite, radares com resultados duvidosos, radio-comunicação falha e decisões questionáveis baseadas em instinto vão surgindo ou acontecendo de uma maneira formulista para atrapalhar um protagonista que nada mais tem para fazer que completar sua missão. Tom Hanks ataca de roteirista e entrega pouco para o Tom Hanks ator desenvolver.

Greyhound: Na Mira do Inimigo (Greyhound), 2020






Um dos lançamentos de streaming que surgiram com algum nível de promessa para Oscar, Shirley é vendido como uma análise sobre a problemática autora de terror, Shirley Jackson. Apesar de se aprofundar no psicológico da personagem-título, sob (mais) uma atuação digna de premiação de Elisabeth Moss, o filme é estruturado de forma em que a protagonista é outra personagem e falha em situar de fato quem era Jackson (omitindo, por exemplo, que teve quatro filhos - uma realidade que teria sido muito interessante se explorada pelo roteiro). Em uma mescla de realidade crua com atmosfera de sonho, a diretora Josephine Decker consegue prender a atenção sustentando-se na imprevisibilidade de Shirley e na empatia pelo destino de Rose, mas o que o resultado final deixa mesmo é uma sensação de que nada nos foi acrescentado.

Shirley (Shirley), 2020






Assisti ao novo filme com Charlize Theron, The Old Guard, sem expectativa nenhuma e num fim de sexta de uma semana atribulada no trabalho. Então, mesmo vendo algo dolorosamente previsível e longe do nível da ação de Atômica, até que consegui gostar razoavelmente desta produção que tem conquistado admiradores na Netflix, mas que provavelmente teria sido um fracasso nos cinemas. Desligando o cérebro um pouco, a história diverte, mas também é necessário tampar o ouvido um outro pouco, pois a trilha sonora, mal escolhida, chega a incomodar.

The Old Guard (The Old Guard), 2020



Nenhum comentário:

Postar um comentário