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domingo, 21 de janeiro de 2018

Botando a raiva pra fora

A temporada de premiações pode ser injusta com muitos filmes, que correm o risco de serem julgados não pelo que são, mas pela comparação com os principais concorrentes. Assim, quando uma obra grandiosa e cinematográfica como Dunkirk, por exemplo, está no páreo é fácil diminuir o valor de uma produção com escopo mais contido. Assim, foi um susto para muitos, mas não surpresa para todos, quando Três Anúncios Para Um Crime ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme este ano. Independente da concorrência, o fato objetivo é que o filme é realmente muito bom. Sim, por vezes parece um filme feito para televisão, mas com a qualidade da TV hoje em dia, isto é longe de ser demérito.


Três Anúncios lembra bastante as realizações dos irmãos Coen, só que mais palpável. Como se as excentricidades tivessem sido podadas (mesmo que remanesçam algumas situações inusitadas e comportamentos inesperados), em favor de uma ambientação mais realista e personagens mais verossímeis. Ajuda bastante estes serem construídos com atuações de primeira de todo um elenco, que conta com coadjuvantes como Woody Harrelson e Peter Dinklage e é encabeçado pela musa dos Coen, Frances McDormand. Destaca-se também Sam Rockwell, dando camadas de profundidade ao policial que poderia ser apenas mais um dos seus tipos caricatos.

Mérito seja dado também ao roteiro, que foge de ser um estiloso amontoado de diálogos afiados e traz complexidade a suas crias, evitando que se tornem esteriótipos unidimensionais (com exceção, talvez, da namoradinha do ex da protagonista). Em meio a passagens de pura crueldade no seu ensaio sobre a raiva, o longa consegue encontrar indícios de sensatez e compaixão. E com tanto tema pesado, ainda consegue acertar a mão no humor (com exceção, talvez, da namoradinha do ex da protagonista).

Atenção - spoilers no próximo parágrafo

Após passar toda a duração de seu filme testando a percepção do público, levando-o a julgar os personagens e convidando-o a se colocar no lugar deles, enquanto surpreende com novas facetas dos mesmos, o diretor-roteirista Martin McDonagh opta por um desfecho  deliciosamente inconclusivo. Mais uma vez, caberá ao espectador juntar o que foi apresentado e decidir o que vale a pena tirar como lição.

Fim de spoilers

Se o filme receber uns três anúncios para coletar estatueta na noite do Oscar, os que torcem por Dunkirk, A Forma da Água ou The Post - A Guerra Secreta precisarão entender que não se trata de um crime.


Três Anúncios Para Um Crime (Three Billboards Outside Ebbing, Missouri), 2017




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