Pesquisar neste blog:

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Ameaça atômica


Quem disser que Atômica é um "James Bond com saia" não está totalmente errado. Afinal, trata-se de um(a) agente secreto(a) do serviço de espionagem britânico MI-6 que se envolve em perigosas tramas de escala global. Mas, também não está totalmente certo. Mesmo baseada em uma história em quadrinhos, Atômica possui uma violência mais visceral, o que a distancia de que qualquer produção do 007.


Charlize Theron, como a agente Lorraine Broughton, já começa o filme com mais hematomas que Daniel Craig, Pierce Brosnan, Roger Moore e Sean Connery jamais tiveram. Talvez até juntos. E como a narrativa é estruturada em flashback, a origem de cada lesão acaba sendo escancarada para o espectador. O ponto forte do filme são as sequências de ação, herança do vasto histórico como coordenador de dublê do diretor David Leitch. Algumas são de tirar de fôlego, como uma que se inicia em um prédio, percorre escadarias e termina na rua com uma perseguição de carro, tudo isso em um longo plano sequência (provavelmente com cortes mascarados, mas, tanto faz, o efeito final é espetacular). Se Em Ritmo de Fuga não existisse, seria fácil escolher a melhor cena de ação do ano.

O roteiro é que não ajuda. Confuso e, ultimamente, sem conteúdo, se esforça para parecer mais inteligente do que realmente é. As reviravoltas são ou previsíveis ou sem graça. Ou ambos. Ainda há o fator do ‘narrador não confiável’, o que torna impossível distinguir o que realmente ocorreu do que foi apenas inventado pela agente para enganar seus superiores. Em cenários assim, são pouquíssimas obras que conseguem manter o público investido emocionalmente na história e no destino dos personagens.

Mas, parece que para os realizadores pouco importa. Com Charlize Theron estonteante e durona enchendo a tela ao som de uma inspirada compilação de hits dos anos 1980, história é o de menos. E, de fato, quando Under Pressure do Queen termina de tocar no meio dos créditos finais, tudo o que ainda permanece marcado é a estilosa dupla formada por Charlize e ação.


Atômica (Atomic Blonde), 2017




Nenhum comentário:

Postar um comentário