Pesquisar neste blog:

terça-feira, 25 de julho de 2017

Começo enrolado


Depois que provou-se lucrativa a moda da Marvel de “universo cinematográfico” (uma série de filmes com algum nível de conexão – seja por repetição de personagens, por entrelaçamento de histórias ou um pouco de ambos), veio a enxurrada. A rival DC Comics, por exemplo, criou o DCEU (DC Extended Universe, com Superman, Batman, Mulher Maravilha e cia.) e a Warner estabeleceu o MonsterVerse (que conta com Godzilla, King Kong e outros monstros gigantescos). Pretendendo revisitar figuras do terror clássico, como Drácula, Lobisomem, A Criatura do Lago Negro e o Fantasma da Ópera, a Universal decidiu lançar o que intitulou de Dark Universe.

E A Múmia é o ponto de partida. Além da personagem-título óbvia, o filme traz também Russel Crowe como Dr. Jekyll (e Sr. Hyde), o chefão de uma espécie de agência especializada em caçar criaturas, já consolidando para este universo mais um nome conhecido.


O problema é que o roteiro pena para criar uma identidade para o astro Tom Cruise.  O tal Nick Morton concebido para ele não consegue marcar nem despertar interesse similar aos dos personagens já populares e seu arco termina com um começo pouco animador para a franquia. Sem entrar no território de spoiler, basta dizer que o “poder” de seu personagem é a pior coisa que pode existir para o desenvolvimento dramático de qualquer história.

Jogada para escanteio frente à necessidade de se explorar a presença de Cruise, a múmia não bota medo e a produção não funciona como filme de terror. Existem sequências de ação realmente boas, sendo o ápice a cena da queda do avião, e há uma investida grande no humor que, embora funcione boa parte das vezes, está longe de alcançar o nível de diversão genuína atingido em A Múmia com Brandon Fraser 18 anos atrás.

Por respeito ao potencial dos personagens clássicos, e do elenco já anunciado até agora (Johnny Depp como O Homem Invisível e Javier Bardem como Frankenstein), o interesse pelo Dark Universe se mantém vivo. Mas, se dependesse somente desta porta de entrada, ele já estaria todo enrolado de esparadrapo fechado em uma catacumba a metros debaixo da areia.


A Múmia (The Mummy), 2017




Um comentário:

  1. Marvel Universe
    DC universe
    Dark Universe
    Monsterverse
    Spielbergverse (ET, contatos imediatos e pasmem! Gremlins!!! =D)

    Daqui a pouco:

    Pixarverse (Toy Story, Monstros S/A, Incríveis)
    Tarantinoverse (Kill Bill, Pulf Fiction)
    M.Night Shyamalan (Unbreaken, Split, Lady in the water)


    ResponderExcluir