Pesquisar neste blog:

terça-feira, 9 de junho de 2015

Ando meio desligado


Maio foi um mês de muito trabalho e percebi que praticamente não tive tempo para o blog. Gosto de escrever por aqui, mesmo que seja mal e cheio de erros. É uma diversão. Dizem que, de alguma forma, a gente sempre arruma tempo para aquilo que realmente gosta. E, mesmo assim, só consegui fazer um único post - de um vídeo, com uma frase escrita. Passei a refletir sobre outras coisas que gosto e que não tenho tido tempo. Uma delas é grave: ler livros.

Curiosamente, recebi um link para uma reportagem (que fui ler só depois que a pior parte da correria passou) sobre o hábito de leitura do brasileiro: http://tab.uol.com.br/livros/ Eis um trecho, para quem não quiser ler tudo (mas, vale à pena, arrume um tempo aí):

"Segundo o estudo Retratos da Leitura no Brasil, caiu o número de pessoas que gosta de ler (jornais, revistas, livros e textos na internet) em seu tempo livre - eram 36% em 2007 e passaram a ser 28% em 2011. Destes, 58% leem frequentemente. São três brasileiros em cada dez que gostam de ler, e apenas 1,7 deles fez do prazer um hábito.

A leitura específica de livros puxa esse número para baixo. A quantidade de pessoas que leram pelo menos uma obra inteira ou parte dela nos últimos três meses caiu de 55% para 50% de 2007 para 2011. A média de livros lidos pelo brasileiro também está menor. Em 2011, foram quatro, sendo que só dois eram lidos inteiros. É uma das menores taxas do mundo."

Lendo isso, descobri que sou mesmo brasileiro. Mediano. (Lá se vai o "com muito orgulho, com muito amor"). Tenho tido exatamente esta vergonhosa média nos últimos anos: dois livros inteiros por ano. Já até incentivei a leitura aqui no blog, mas é fato que venho praticando muito pouco (e, provavelmente de forma sintomática, venho escrevendo pouco). Faça o que falo, não o que faço...

Claro que não estou contando livros infantis. Venho lendo quase que diariamente para meu filho, para ver se fica um legado decente. Neste caso, faça o que eu faço. Meus pais incentivaram a leitura quando eu era pequeno e deu certo. Sim, deu certo. Eles não têm culpa da minha alegada falta de tempo atual.


Agora, vá. Vá ler um livro. Por você, por seus filhos, por seus pais ou pelo Brasil, tanto faz.
Vá ler enquanto há tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário