Pesquisar neste blog:

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Os filmes da década


(Mais um post de lista, mas vamos lá...)

Percebi que todos os blogs e sites de cinema aproveitaram o fim de 2010 para divulgarem suas listas de "Os Melhores Filmes da Década" e resolvi que eu queria fazer isso também. Alguns consideraram como 'década' 2000 a 2010 (ou mesmo 2000 a 2009), mas vou optar pelo que a maioria fez, e que aprendi na escola, e vou entender como elegíveis os filmes lançados entre 2001 e 2010.

Os critérios considerados foram vários, como formato, conteúdo, relevância cultural, etc. mas, principalmente, preferência pessoal, ou seja, o bom, velho e subjetivo gosto. Dito isto, eis a lista Padecin dos melhores filmes da década:


01. A Origem (2010)

Creio que quatro em cada cinco posts do blog desde Agosto acabaram sendo usados para enaltecer A Origem em algum dos seus vários fascinantes aspectos. A única forma de escrever pouco sobre esta obra-prima é: melhor filme da década.


02. O Grande Truque (2006)

Mais uma vez, Christopher Nolan. Este filme foi o grande destaque de 2006 e parecia que seria o auge do diretor que já havia nos surpreendido com Amnésia (que por ser de 2000 ficou fora desta lista) e que ainda nos traria o filme da década e o imbatível Cavaleiro das Trevas (que por pouco também não foi escalado aqui). Seria bem razoável apontar Nolan como o nome da década.

03. Filhos da Esperança (2006)

Alguns filmes desta lista acabam sendo, de uma forma ou de outra, uma reflexão sobre a humanidade na atualidade e seus atos perante à própria sociedade e o ambiente em que vive. O diferencial deste é que, além da narrativa inteligente e sombria, o diretor mexicano Alfonso Cuarón nos brinda com sequências indescritíveis que são executadas com maestria técnica.

04. Cidade de Deus (2002)

A façanha de ter conseguido quatro importantes indicações ao Oscar (Diretor, Roteiro, Fotografia e Edição) e constantemente figurar na lista dos melhores filmes de todos os tempos de críticos e periódicos especializados ao redor do mundo já faz de Cidade de Deus a produção mais importante do cinema nacional. Além disso tudo, é um filme muito bom.

05. Quem Quer Ser Um Milionário? (2008)

Na época, o filme de Danny Boyle também acabou sendo um campeão de posts em sequência no Padecin. Resumidamente, este post aqui é a referência principal. 


06. Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004)

"Brilho Eterno", um filme original e incomum, com ares de ficção-científica, centrado em psicologia e efeitos especiais perfeitos para o desenvolvimento de sua trama, consegue captar a essência do amor de forma improvável e talvez inédita em Hollywood.

07. Wall-E (2008)

A Pixar é o segundo grande nome da década. Qualquer um de seus outros filmes lançados nestes últimos anos (faço questão de destacá-los: Monstros SA, Procurando Nemo, Os Incríveis, Carros, RatatouilleUp-Altas Aventuras e Toy Story 3) poderiam estar elencados aqui ou nos pontos mais altos de quaisquer listas de melhores. Wall-E foi escolhido por reunir todas as qualidades de uma produção Pixar e ainda flertar genialmente com o próprio cinema, misturando elementos de filme mudo com ficção científica.


08. Crash - No Limite (2004)

Mais um filme extraordinário sobre a ambiguidade do ser humano, com uma história montada de forma ágil e intrigante, expondo, sobretudo, os preconceitos de nossa sociedade. Só a sequência que é representada no cartaz acima já vale o ingresso (ou, no caso, a locação).


09. Hotel Ruanda (2004)
Confesso que o excelente A Queda! As Últimas Horas de Hitler quase ocupou esta vaga. Mas, enquanto já sabemos de cor e salteado os episódios retratados no filme alemão, Hotel Ruanda traz a tensão adicional de não termos idéia do rumo que a história vai tomar. Não temos e deveríamos ter. Quantos outros conflitos como os de Ruanda devem existir hoje no mundo e que viramos o rosto simplesmente por não terem apelos econômicos por trás?


10. Speed Racer (2008) 
 
Este é o filme mais divertido e injustiçado da década. A dupla de irmãos (tá, o irmão e a "irmã" Wachowski, mas não vamos ser preconceituosos) quebra regras cinematográficas, cria planos inusitados, utiliza efeitos visuais inovadores e monta um visual único, desta vez substituindo a carga filosófica que havia em seu Matrix pela leveza e descompromisso inerentes a uma adaptação de desenho animado.
 
Comentários adicionais:
 
O quê??? Uma lista de melhores sua sem Spielberg?
Fiquei tentado em colocar Minority Report - A Nova Lei, por exemplo, mas é fato que, embora Spielberg tenha dirigido (e produzido) bons filmes no começo deste século, esta não é sua melhor década. Depois faço uma lista da década de 90 (ou, pra destruir mais ainda, da década de 80) só para compensar.
 
Outro que tive pesar de deixar de fora foi M. Night Shyamalan, pois analisando com um pouco mais de calma, Sinais e A Vila  poderiam ter sido incluídos facilmente.

E, claro, sempre vale a pena destacar franquias importantes como a trilogia Senhor dos Anéis, a saga Harry Potter ou até mesmo os filmes do Bourne. Mas seria incompleto escolher um só e ficaria injusto escolher a franquia toda para uma única posição.

Agora os seus comentários: de qual eu injustamente me esqueci? Qual eu listei sem merecimento? É impressão minha ou esta foi a década dos anos pares?

Um comentário:

  1. Em tempo, só agora me dei conta que esta lista foi fechada antes que eu pudesse ver O Segredo dos Seus Olhos (2009).
    Entraria fácil, fácil.

    ResponderExcluir