Pesquisar neste blog:

terça-feira, 3 de março de 2009

Quem Quer Ser um Vencendor do Oscar?

Los Angeles, 2009

Quem Quer Ser um Milionário está prester a ganhar o Oscar de Melhor Filme de 2008 e acumular 8 estatuetas. Como ele conseguiu?

A) Foi lobby
B) Foi sorte
c) O filme é uma obra-prima
D) Está escrito
(flashback)
A terceira categoria a ser premiada na noite é Roteiro Adaptado. É a primeira que envolve uma das 10 indicações recebidas por Quem Quer Ser Um Milionário. O envelope é aberto e o Oscar vai para...

"Simon Beaufoy". Foi o que Danny Boyle precisou ouvir para voltar atrás na sua decisão. Ao ser abordado pelos produtores, o diretor torceu a cara e disse que não tinha interesse nenhum em fazer um filme sobre o "Show do Milhão". Quando foi avisado de quem havia escrito, Danny, fã do trabalho mais famoso de Simon, Ou Tudo ou Nada, resolveu dar conferida descompromissada no roteiro.

Chegamos a uma categoria técnica bem disputada e valorizada, Melhor Fotografia.


Quem Quer Ser um Milionário inovou nos sets ao utilizar um protótipo de câmera chamado Digital Cinema Camera que, por ser menor, poderia captar a intensidade das favelas, sem interferir muito na sua estrutura. Técnicos da empresa desenvolvedora ficaram de plantão na Índia devido a constantes quebra do equipamento e do super-aquecimento devido ao intenso calor. O resultado, que poderia ser catastrófico, foi...

Oscar para Anthony Dod Mantle.
E veio Mixagem de Som. O prêmio que, segunda reza a lenda, vai para o filme mais barulhento. Normalmente aquele filme de ação com crédito no mercado, e que já havia tirado do Milionário o Oscar de Edição de Som. Regra quebrada.

Montagem, alguns chamam de Edição. Ou vice-versa. Parece existir aqui também uma regra na Academia: o filme mais longo, dentre os indicados, leva. Pois a duração épica de quase 3 horas do Curioso Caso de Benjamin Button não foi párea para as inspiradas transições de cena contidas na duração básica de 2 horas do vencedor.

Mais uma categoria, e mais outro fantasma. Normalmente filmes com duas ou mais canções indicadas acabam tendo sua atenção (e votação) dividida e vendo o Oscar ir pras mãos de um filme que tinha só uma indicação. E a melhor canção é...

"Jai Ho" foi feita originalmente para um filme indiano de 2008 chamado Yuvvraaj (conhece?). Acontece que o produtor do filme, Subhash Ghai (também não conhece?) não achou que a canção era adequada para seu filme, e portanto deixou que A.R. Rahman a usasse no outro filme para o qual ele também estava compondo a trilha. (Agora essa você conhece: lembra a história daquele produtor que negou os Beatles no começo da carreira? Ou daquele time que negou Pelé? Enfim, voltemos à nossa historia...)


Já são 5 estatuetas acumuladas. Chegou a vez de anunciar que a melhor Trilha Sonora é a do...

A.R. Rahman, também conhecido (?!) como o John Williams de Bollywood, demorou apenas 20 dias para compor toda a trilha deste filme. Sua 'referência' americana tem quase 50 indicações ao Oscar. Esta, e as duas canções, são suas únicas (pelo menos por agora) três.

A festa está chegando ao final, e Oscar de Melhor Diretor vai para...

Danny Boyle lutou pelo filme. A Warner Brothers havia fechado sua divisão de filmes independentes e, junto com uma penca de outros projetos, herdou o Milionário. Os poderosos chefões decidiram que, junto com uma penca de outros projetos, este não era um filme de apelo comercial interessante e, caso quisesse ver a luz do dia, seria lançado direto em DVD. Isto impediria o filme de chegar às grandes massas e, tecnicamente, o deixaria de fora da lista dos elegíveis para o Oscar. Mas, vou tentar não dar dica pra resposta final, os caminhos, diferentemente de uma penca de outros projetos, levaram o filme de Danny Boyle a outros destinos.


(fim do flashback)
Steven Spielberg vai anunciar o prêmio maior.

Quem Quer Ser Um Milionário totaliza 8 prêmios. A estatueta que saiu, literalmente, das mãos de Spielberg, também faz com que este seja o primeiro filme a ganhar Melhor Filme, Diretor e Roteiro, em todas as três principais premiações (Globo de Ouro, BAFTA e Oscar), desde A Lista de Schindler, do próprio Spielberg.

D) Está escrito

Nenhum comentário:

Postar um comentário