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quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
Olhando para o Oeste
Mês passado recebi um e-mail de um amigo me pedindo indicação de "um bom filme no estilo faroeste lançado recentemente ou que está por vir este ano".
Achei interessante reproduzir a resposta aqui:
"
Você tá querendo que eu diga Django Livre, né? Sabe que eu não gosto do Tarantino... Mas, se quiser arriscar, vá em frente. Eu vou só porque preciso ver os principais filmes do Oscar antes da cerimônia.
Cara, se você quer faroeste, você tá olhando na década errada. A "filmografia básica" tá nos anos 60.
Na verdade, pra mim o primeiro grande clássico do gênero é em preto-e-branco e ainda da década anterior: Matar ou Morrer (1952). Dos anos 50 saíram também alguns essenciais do John Wayne, sobretudo Rastros de Ódio (1956), que o Spielberg considera como um dos melhores filmes de todos os tempos.
Mas, a década de 60 tem a famosa trilogia dos dólares do Sérgio Leone: Por Um Punhado de Dólares (1964), Por uns Dólares a Mais (1965) e Três Homens em Conflito (1966). Chama trilogia basicamente porque são os marcos do spaghetti western e todos têm Clint Eastwood como um personagem sem nome. Mas não tem sequência de história, não. Se quiser ver só um, veja Três Homens em Conflito (também conhecido como 'O Bom, o Mau e o Feio') que é, na minha opinião, o melhor faroeste de todos. Leone também dirigiu o excelente Era uma Vez no Oeste (1968) que, assim como os que acabei de mencionar, tem trilha sonora ímpar do Enio Morricone.
A década fechou com Butch Cassidy (1969) e, se você quiser algo mais brutal, Meu Ódio Será Sua Herança (1969), do Sam Peckinpah, abertamente um dos inspiradores do Tarantino. Tem também Bravura Indômita (1969) do John Wayne, que foi refilmado em 2010 pelos irmãos Coen. Aliás, apesar de gostar mais do de 1969, o de 2010 fica muito pouco atrás, então você pode assisti-lo sem prejuízo, já que quer algo mais recente.
De "mais novo" tem Os Imperdoáveis (1992) e também Maverick (1994), que gosto bastante mas é uma comédia-faroeste. Tem um outro interessante que ainda não consegui ver, com Russel Crowe e Christian Bale, Os Indomáveis (2007), também uma refilmagem. E em 2005 o Spielberg produziu uma minissérie de 6 episódios chamada Into the West, cuja produção foi qualidade de cinema. Não tive tempo de ver, mas foi muito bem recebida por público e crítica. Vale a pena arriscar.
Agora, tem também os faroestes pós-apocalípticos, que têm um estilão de faroeste, mas se passam num futuro próximo, em vez de na época da corrida do ouro. O Livro de Eli (2010), com Denzel Washington, é um ótimo exemplar e ano que vem sai a refilmagem Mad Max: Fury Road.
Bom, é isso aí, não te ajudei muito, mas faroeste recente não é meu forte.
"
terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
Noscardamus 2013
Este está sendo um ano particularmente interessante, com uma grande dose de imprevisibilidade, tornando bem difícil prever os vencedores de várias categorias (sobretudo Filme, Diretor, Atriz, Ator Coadjuvante e as de Roteiro). No fim das contas, apostaria mesmo em apenas cinco (Ator, Atriz Coadjuvante, Filme Estrangeiro, Canção e Efeitos Especiais). E olhe lá.
Dos indicados a Melhor Filme, o único que não vi foi Amor. Gosto bastante dos dois supostos principais concorrentes, Lincoln e Argo, mas não acharia ruim se O Lado Bom da Vida, As Aventuras de Pi ou A Hora Mais Escura ganhasse. Portanto, surpresas provavelmente serão bem-vindas.
Abaixo então, em negrito, meus palpites sobre quem serão os premiados com Oscar este ano.
ATUALIZAÇÃO: Sublinhados, os vencedores:
FILME
Amor
Argo
Indomável Sonhadora
Django Livre
Os Miseráveis
As Aventuras de Pi
Lincoln
O Lado Bom da Vida
A Hora Mais Escura
DIREÇÃO
Michael Haneke, por Amor
Benh Zeitlin, por Indomável Sonhadora
Ang Lee, por As Aventuras de Pi
Steven Spielberg, por Lincoln
David O. Russell, por O Lado Bom da Vida
(Muito difícil não marcar Spielberg, mas tenho uma desconfiança que a Academia dará a Lincoln só Melhor Ator)
ATOR
Bradley cooper, por O Lado Bom da Vida
Daniel Day-Lewis, por Lincoln
Hugh Jackman, por Os Miseráveis
Joaquin Phoenix, por O Mestre
Denzel Washington, por O Voo
ATOR COADJUVANTE
Alan Arkin, por Argo
Robert De Niro, por O Lado Bom da Vida
Philip Seymour Hoffman, por O Mestre
Tommy Lee Jones, por Lincoln
Christoph Waltz, por Django Livre
ATRIZ
Jessica Chastain, por A Hora Mais Escura
Jennifer Lawrence, por O Lado Bom da Vida
Emmanuelle Riva, por Amor
Quvenzhané Wallis, por Indomável Sonhadora
Naomi Watts, por O Impossível
ATRIZ COADJUVANTE
Amy Adams, por O Mestre
Sally Field, por Lincoln
Anne Hathaway, por Os Miseráveis
Helen Hunt, por As Sessões
Jacki Weaver, por O Lado Bom da Vida
ROTEIRO ADAPTADO
Argo, de Chris Terrio
Indomável Sonhadora, de Lucy Alibar & Benh Zeitlin
As Aventuras de Pi, de David Magee
Lincoln, de Tony Kushner
O Lado Bom da Vida, de David O. Russell
ROTEIRO ORIGINAL
Amor, de Michael Haneke
Django Livre, de Quentin Tarantino
O Voo, de John Gatins
Moonrise Kingdom, de Wes Anderson & Roman Coppola
A Hora Mais Escura, de Mark Boal
ANIMAÇÃO
Valente
Frankenweenie
Paranorman
Piratas Pirados!
Detona Ralph
FOTOGRAFIA
Anna Karenina - Seamus McGarvey
Django Livre - Robert Richardson
As Aventuras de Pi - Claudio Miranda
Lincoln - Janusz Kaminski
007 - Operação Skyfall - Roger Deakins
FIGURINO
Anna Karenina
Os Miseráveis
Lincoln
Espelho, Espelho Meu
Branca de Neve e o Caçador
MONTAGEM
Argo - William Goldenberg
As Aventuras de Pi - Tim Squyres
Lincoln - Michael Kahn
O Lado Bom da Vida - Jay Cassidy e Crispin Struthers
A Hora Mais Escura - Dylan Tichenor e William Goldenberg
FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
Amor - Áustria
Expedição Kon-Tiki - Noruega
No - Chile
O Amante da Rainha - Dinamarca
War Witch - Canadá
MAQUIAGEM E PENTEADO
Hitchcock
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
Os Miseráveis
TRILHA SONORA
Anna Karenina - Dario Marianelli
Argo - Alexandre Desplat
As Aventuras de Pi - Mychael Danna
Lincoln - John Williams
007 – Operação Skyfall - Thomas Newman
CANÇÃO ORIGINAL
"Before My Time", de Chasing Ice
"Everybody Needs A Best friend", de Ted
"Pi’s Lullaby", de As Aventuras de Pi
"Skyfall", de 007 – Operação Skyfall
"Suddenly", de Os Miseráveis
DIREÇÃO DE ARTE
Anna Karenina
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
Os Miseráveis
As Aventuras De Pi
Lincoln
EDIÇÃO DE SOM
Argo
Django Livre
As Aventuras De Pi
007 – Operação Skyfall
A Hora Mais Escura (empate)
MIXAGEM DE SOM
Argo
Os Miseráveis
As Aventuras De Pi
Lincoln
007 – Operação Skyfall
EFEITOS VISUAIS
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
As Aventuras de Pi
Os Vingadores - The Avengers
Prometheus
Branca de Neve e o Caçador
Costumo excluir das previsões Documentário, Curta-Metragem, Curta Documentário e Curta de Animação (antigamente pela falta de acesso aos filmes, hoje em dia por mera preguiça), mas torço por Searching For Sugar Man, o único documentário que assisti dentre os indicados.
ATUALIZAÇÃO - Rápidos comentários: Os aplausos no almoço dos indicados promovido pela Academia, que foram fortes para Riva e fracos para Lawrence, me atrapalharam para Atriz, apesar de ter sido bom parâmetro para desempate entre Lee e Spielberg. Ator Coadjuvante estava muito díficil, acho que Waltz ganhou (não desmerecido) por pouco de Tommy Lee Jones e Robert De Niro. Direção de Arte - grata surpresa. Pelo menos Lincoln não ficou com menos estatuetas que Django ou Anna Karenina.
OBS.: Quarto ano consecutivo que acerto 15 de 20 categorias. Eternamente em 75%. Curiosamente, na minha folha-controle marquei também as categorias que deixei de fora do blog e... acertei 3 de 4, claro.
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
Na cadeira do diretor
Previsto para 08 de Fevereiro, e aparentemente adiado para 01 de Março, o filme Hitchcock traz Anthony Hopkins metamorfoseado no mestre do suspense, Alfred Hitchcock.
Obviamente, não é a primeira vez que Hollywood traz um ator interpretando um famoso diretor. Destacam-se nesta empreitada Johnny Depp como o "pior diretor de todos os tempos", Edward D. Wood Jr, em Ed Wood e Ben Kingsley como um dos pioneiros do cinema, George Melies, em A Invenção de Hugo Cabret.
Como, obviamente também, não será a última vez que diretores serão retratados na telona, quais seriam os atores ideais para fazerem os papéis de outros cineastas quando mais jovens?
Sugestões:
Steven Spielberg - Noah Wyle
Christopher Nolan - Leonardo DiCaprio
Kathryn Bigelow - Annie Pariss
Stanley Kubrick - Alfred Molina
e pra não perder a piada (ruim) do Tarantino's Mind...
Quentin Tarantino - Roger Federer
Qual outra combinação ator/diretor seria bacana?
(Posts relacionados: escalando atores para Thundercats, Tartarugas Ninja, He-Man, Jetsons e Onde Está Wally)
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013
Cartazes dos Indicados
Alguns artistas reconhecidos nos E.U.A. foram convidados pela Academia para fazerem cartazes alternativos para os indicados ao Oscar de Melhor Filme deste ano.
O resultado ficou bem legal (clique para aumentar):
Particularmente (e, talvez, surpreendentemente) gostei mais do Django Livre. Pena não ter resolução melhor. Indomável Sonhadora ficou com um conceito muito legal.
Dois cartazes alternativos que são melhores que os próprios filmes.
sexta-feira, 25 de janeiro de 2013
Life of i
*Atenção: este texto contém SPOILERS sobre As Aventuras de Pi. Não leia antes de ver o filme.*
A beleza de As Aventuras de Pi está não somente no seu visual deslumbrante, com fotografia e efeitos visuais impecáveis, mas também na forma com que a ambiguidade do desfecho faz com o que o espectador reflita não sobre o filme, e sim sobre si próprio. O que se tira do filme é baseado no que se é.
Há quem argumente a inexistência da ambiguidade: a narração da segunda versão da história, a mais realista, é tão sentimental e objetiva (e a nossa racionalidade é tão grande) que a reação normal é ceder e simplesmente acreditar nela. Mas, Pi, para satisfazer os funcionários da seguradora, diz que então contou "outra história". Não "o que aconteceu". A natureza fantasiosa do visual de várias sequências do barco também põe em cheque a veracidade do relato, mas o filme é homogêneo em toda sua projeção com este ar de "livro infantil". As supostas cenas imaginárias não destoam. E poderia um menino ter conseguido detalhes tão ricos de uma vida num barco com um tigre somente através de sua imaginação?
Mas, mais importante que aceitar uma ou outra história como real é entender o seu propósito. E isto não está contido no filme: vem das crenças e da experiência de vida de cada um.
Limitado ao meu próprio histórico e à noção de como outras pessoas que conheço pensam, acredito que o filme claramente abre espaço para quatro interpretações diferentes. Certamente existem outras, mas, de uma forma bem sucinta, são estas que consegui vislumbrar:
a) A segunda história é a real. Porém, a primeira tem um motivo nobre de existir. É comum e válido uma pessoa fantasiar sobre uma experiência traumatizante, para esquecê-la ou superá-la. Algumas pessoas buscam conforto e respostas na psicologia, nos laços familiares, nos amigos, na ciência enquanto outras na fé e em religião. O importante é se redimir, não propagar o mal e levar uma vida honesta, justa. Que bem faz divulgar e remoer os horrores de determinados acontecimentos?
b) A segunda história é a real. A primeira existe para mostrar que a religião não representa fielmente a realidade e propositalmente distorce os acontecimentos para tentar comprovar e exaltar a existência do que prega. Como suas histórias são mais fáceis de digerir, a sociedade acaba se apegando facilmente.
c) A segunda história é a real. Mas, a primeira história é a que precisa ser contada. Nossos livros religiosos foram escritos por homens, falhos por natureza, e estão mais para parábolas recheadas de simbolismos do que relatos históricos fiéis. Certamente muita coisa se transformou ao longo do tempo, através de traduções e outras intervenções do próprio homem. Mas isto não é motivo de desmerecimento. Este é o plano divino. As histórias precisam ser contadas daquela forma para despertar os sentimentos corretos e desencadear os acontecimentos certos. As mudanças nas histórias vêm por intercessão divina. "-Qual história você prefere? -A primeira, do tigre. -Deus também."
d) A primeira história é a real. Pode-se argumentar que parte do que foi visto pelo menino poderia ser alucinação, por insolação, fome, solidão, o que for. Mas, isto nem é necessário. Para Deus nada é impossível. O que aconteceu com Pi nada mais é do que um relato, dentre os inúmeros registrados e não registrados, das manifestações de Deus. O filme enaltece a fé e mostra quão difícil é para muitas pessoas simplesmente acreditarem nela só através de depoimentos.
Minha interpretação pessoal é uma dessas quatro e estou satisfeito.
Com o filme e com minha percepção da vida.
"-Então a história tem um final feliz?
-Depende de você. A história agora é sua."
terça-feira, 22 de janeiro de 2013
Glossário do Oscar 2013
Ano passado estava tranquilo. The Artist, War Horse, The Descendants, Tree of Life e por aí vai. Já este ano os títulos originais dos concorrentes ao Oscar de Melhor Filme abusaram um pouco e não são tão inteligíveis para quem não é nativo.
Mas, ainda está em tempo para se inteirar:
Zero Dark Thirty: é um termo militar utilizado por soldados Americanos e Britânicos para se referir a uma hora qualquer da noite quando está escuro. Não necessariamente A Hora Mais Escura, mas escura o suficiente. Comumente confundido com meia-noite e meia (o que a diretora não ajuda em esclarecer, ao enquadrar um relógio mostrando a hora 00:30 no clímax do filme).
Silver Linings Playbook: Silver linings são os contornos prateados que as nuvens escuras apresentam quando o sol está logo atrás. O simbolismo disto é a esperança: apesar da nuvem negra, o sol está brilhando. Buscar sempre enxergar tais linhas é buscar sempre enxergar O Lado Bom da Vida. Playbook é uma espécie de livro de táticas e estratégias, para um time esportivo, por exemplo, seguir e ser vitorioso. Desperdiçaram em um filme um bom título de livro de auto-ajuda.
Lincoln: foi um presidente americano importante. Não se preocupe, você aprenderá o que fez dele importante vendo o filme. E o que você precisa saber de antemão será resumido nos letreiros iniciais, que os produtores acrescentaram nas cópias internacionais do filme. Se for bom de história, pode baixar ilegalmente a versão americana mesmo.
Life of Pi: o filme não trata da trajetória de uma letra grega originada da relação entre as grandezas do perímetro de uma circunferência e seu diâmetro, mas simplesmente conta a vida (ou as aventuras, se preferir a versão em português) de um personagem chamado Pi.
Les Misérables: é o título original do livro do Victor Hugo, que foi adaptado como um musical para o teatro francês, que por sua vez ganhou uma versão em inglês e que é a base para o filme. Nos países de língua inglesa o título foi mantido em francês, pois acharam que a tradução, Os Miseráveis, deixaria a obra pouco atraente, por ser muito deprimente. No Brasil foi traduzido, pois acharam que ninguém saberia pronunciá-la corretamente, o que deixaria a obra menos atraente (e mais deprimente) ainda.
Django Unchained: Django é um nome recorrente de personagem da era dos spaghetti westerns, aqui utilizado pelo Tarantino para dar o recado - "Oi pessoal, eu entendo muito de cinema e agora vou fazer um faroeste, ok?". Unchained (sem correntes) porque o Django do Tarantino é um escravo que se torna livre.
Beasts of the Southern Wild: Numa tradução literal, seria algo do tipo Bestas/Feras do Selvagem Sulista. Quem viu o filme percebe que a protagonista tem que enfrentar criaturas selvagens (metafóricas ou não) que vêm do sul (metafórico ou não). Pra evitar ter que ficar explicando demais este título (metafórico ou não), a distribuidora nacional optou pelo mais simples e fácil (e não metafórico), Indomável Sonhadora.
Argo: é o navio que Jasão e Os Argonautas utilizaram em suas aventuras narradas pela mitologia grega. É também o nome do filme fictício que não seria produzido de fato na história narrada por este filme real e que foi produzido de fato. Entendido?
Amour: é morena em francês. (ponto pra quem entender a piada!)
terça-feira, 15 de janeiro de 2013
Polícia para quem precisa
Posso estar errado, pois não vi o filme ainda (e quero vê-lo), mas...
Pelo que pude captar de trailers e sinopses, Detona Ralph é basicamente a história de um vilão de videogame que, cansado de sua vida de malvadezas, resolve abandonar seu jogo e buscar novos ares. O mocinho, Conserta Félix, e todo o universo deixados para trás acabam se tornando sem propósito, então outros personagens vão tentar convencer Ralph da importância do seu retorno e de seu papel naquela sociedade. Já imagino que, como o típico final feliz Disney, Ralph volta e todos vivem felizes para sempre.
Então, seria mensagem do filme algo do tipo "Seja um bandido e não deixe a polícia desempregada"?
É... já não se faz mais moral da história como antigamente.
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