Pesquisar neste blog:

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Olhando para o Oeste


Mês passado recebi um e-mail de um amigo me pedindo indicação de "um bom filme no estilo faroeste lançado recentemente ou que está por vir este ano".

Achei interessante reproduzir a resposta aqui:

"
Você tá querendo que eu diga Django Livre, né? Sabe que eu não gosto do Tarantino... Mas, se quiser arriscar, vá em frente. Eu vou só porque preciso ver os principais filmes do Oscar antes da cerimônia.

Cara, se você quer faroeste, você tá olhando na década errada. A "filmografia básica" tá nos anos 60.

Na verdade, pra mim o primeiro grande clássico do gênero é em preto-e-branco e ainda da década anterior: Matar ou Morrer (1952). Dos anos 50 saíram também alguns essenciais do John Wayne, sobretudo Rastros de Ódio (1956), que o Spielberg considera como um dos melhores filmes de todos os tempos.

Mas, a década de 60 tem a famosa trilogia dos dólares do Sérgio Leone: Por Um Punhado de Dólares (1964), Por uns Dólares a Mais (1965) e Três Homens em Conflito (1966). Chama trilogia basicamente porque são os marcos do spaghetti western e todos têm Clint Eastwood como um personagem sem nome. Mas não tem sequência de história, não. Se quiser ver só um, veja Três Homens em Conflito (também conhecido como 'O Bom, o Mau e o Feio') que é, na minha opinião, o melhor faroeste de todos. Leone também dirigiu o excelente Era uma Vez no Oeste (1968) que, assim como os que acabei de mencionar, tem trilha sonora ímpar do Enio Morricone.



A década fechou com Butch Cassidy (1969) e, se você quiser algo mais brutal, Meu Ódio Será Sua Herança (1969), do Sam Peckinpah, abertamente um dos inspiradores do Tarantino. Tem também Bravura Indômita (1969) do John Wayne, que foi refilmado em 2010 pelos irmãos Coen. Aliás, apesar de gostar mais do de 1969, o de 2010 fica muito pouco atrás, então você pode assisti-lo sem prejuízo, já que quer algo mais recente.

De "mais novo" tem Os Imperdoáveis (1992) e também Maverick (1994), que gosto bastante mas é uma comédia-faroeste. Tem um outro interessante que ainda não consegui ver, com Russel Crowe e Christian Bale, Os Indomáveis (2007), também uma refilmagem. E em 2005 o Spielberg produziu uma minissérie de 6 episódios chamada Into the West, cuja produção foi qualidade de cinema. Não tive tempo de ver, mas foi muito bem recebida por público e crítica. Vale a pena arriscar.

Agora, tem também os faroestes pós-apocalípticos, que têm um estilão de faroeste, mas se passam num futuro próximo, em vez de na época da corrida do ouro. O Livro de Eli (2010), com Denzel Washington, é um ótimo exemplar e ano que vem sai a refilmagem Mad Max: Fury Road.

Bom, é isso aí, não te ajudei muito, mas faroeste recente não é meu forte.
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário