Pesquisar neste blog:

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

O processo da criação


O diferencial de Tick, Tick... Boom é que mesmo quando não é um musical, o seu drama, essencialmente sobre propósito e finitude, é envolvente e inesperadamente profundo. Eu desconhecia a história de Jonathan Larson, sabia apenas que era o cara que revolucionou a Broadway com Rent, e logo entendi por que sua jornada de esforço e sacrifício para viver de arte atraiu Lin-Manuel Miranda a estrear na direção - e por que o resultado é tão autêntico e transpira paixão. Embora não tenha nenhum número musical grandioso,  existem alguns memoráveis - construídos na base do talento de Andrew Garfield, dos coadjuvantes e de uma edição bem pensada.

Tick, Tick... Boom! (idem), 2021




Não que seja competição e que ambos não possam coexistir perfeitamente, mas sendo musicais com a temática de comunidade latina vivendo em um bairro de Nova York, é impossível não comparar Em Um Bairro Em Nova York a Amor, Sublime Amor. De um modo geral o longa de Spielberg é um feito cinematográfico muito maior, mas este de Jon M. Chu consegue ser superior quando abraça o realismo fantástico típico de alguns musicais. Assim seu inventivo dueto numa sacada "ganha" do tradicional de Amor, Sublime Amor, mesmo que não seja protagonizado pela dupla central do filme (que também é mais carismática e tem mais química que Tony e Maria). A tocante e simbólica sequência de Paciencia y Fé da Abuela Claudia é outro exemplo de destaque das escolhas feitas por Chu.

Em Um Bairro Em Nova York (In The Heights), 2021




Escrito pelo brasileiro Edson Oda, marcando também sua estreia na direção de longas-metragens, Nove Dias é um filme impossível de se descrever sem cair no território de spoilers. Talvez o gênero certo aqui seja fantasia, mas o filme embasa sua premissa da forma mais realista possível enquanto, mesmo parecendo "pequeno", filosofa sobre algo tão grande quanto a vida em si. No entanto, seu ritmo mais lento e seu desfecho poético dão um ar de 'filme arte' que agrada somente a nichos específicos.

Nove Dias (Nine Days), 2021




Nenhum comentário:

Postar um comentário