Pesquisar neste blog:

sexta-feira, 5 de março de 2021

Is this real life, is this just fantasy?


Com temas como finitude da vida, velhice, perda de memória, As Mortes de Dick Johnson embarca numa jornada de reflexão tocante, mas até de forma leve e acessível. Só que o mérito do filme está mais pelo que acaba apresentando do que pelo que tentou ser. A documentarista Kirsten Johnson claramente sai na busca (egoísta talvez) de minimizar ou eliminar o seu luto futuro, mas acaba entregando uma grande homenagem ao seu pai, expondo no processo sua pessoa generosa e cheia de gratidão.

As Mortes de Dick Johnson (Dick Johnson Is Dead) 2020




Nunca fui muito fã de documentários sobre bichos, talvez por simples falta de apego ao assunto mesmo. Mas, com belíssimas imagens subaquáticas e um registro encantador focado em uma criatura específica e não no comportamento geral da vida selvagem, Professor Polvo é uma das exceções à regra. O filme cativa, mesmo que não consiga fazer jus ao título e falhe em estabelecer a ponte do "aprendizado" com aquele polvo. Está mais para um salto do que uma passagem lógica de A para B.

Professor Polvo (My Octopus Teacher), 2020





A recomendação que recebi de In & of Itself não passou de "é um documentário que é melhor assistir sem saber nada sobre". Mais para uma apresentação solo no palco de teatro do que um documentário tradicional, o registro é algo difícil de se descrever e, ainda assim, é fascinante. Realmente tentar explicar ou preparar alguém previamente é um grande desserviço. Apenas vá e confie uma hora e meia de sua vida a esta "história honesta - tanto real, quanto imaginada" de Derek DelGaudio. 

In & of Itself (Derek DelGaudio's In & of Itself), 2021




Um comentário:

  1. José Robertoooooo! ( Aposto que você vai criticar esse tanto de ooo)
    Eu sou fã da sua abordagem, dos seus textos e tudo que você publica. (.) ponto final.

    ResponderExcluir