Pesquisar neste blog:

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Quando protagonistas não abandonam o passado...


A estreia na direção de Emerald Fennell (mais conhecida por interpretar Camilla Parker Bowles na série The Crown), Bela Vingança, é uma interessante subversão do gênero "filme de vingança" e que tem muito a dizer. Sua temática central (a cultura do estupro) é pesada, mas Fennell, que também ataca de roteirista, consegue em uma roupagem de suspense/ entretenimento expor a complexidade do assunto, com seus vários níveis de percepções,  reações e inações, sem ser insensível, melodramática e nem apelar para imagens fortes. Tirando a "tacada final" na conclusão da história, tudo parece plausível e serve como um excelente gatilho para iniciar discussões e reflexões.

Bela Vingança (Promising Young Woman), 2020




Não é à toa que Os Pequenos Vestígios, que se passa no início da década de 1990, se pareça muito (tanto em tom, quanto em estilo e enredo) com os thrillers de serial killers lançados naquela época: o cineasta John Lee Hancock escreveu o roteiro em 1993, mas só teve a oportunidade de dirigir agora. E parece que não se deu ao trabalho de revisar nem atualizar o que estava no papel. Tirando a atuação de Jared Leto, não há destaque algum neste filme que parece apenas mais um genérico do gênero. Talvez se tivesse sido lançado quando foi escrito a recepção seria melhor. 

Os Pequenos Vestígios (The Little Things), 2021




Nem tão cinematográfico e satírico quanto seu "primo", Quem Quer Ser Um Milionário?, O Tigre Branco também emprega contrastes sociais e mudanças de tom (alternando comédia, drama e violência) para trazer a "vida na Índia atual para o público ocidental moderno". Buscando uma clara mensagem anticapitalista, o filme peca em já mostrar para o público a versão mais velha e "condenada" do protagonista, tão carismático e esperançoso nos flashbacks - que compõem a maior parte da produção. A atuação de Adarsh Gourav é radiante e ver o desfecho do seu personagem somente no final teria trazido mais impacto à história e nos poupado de interrupções chatas na narrativa.

O Tigre Branco (The White Tiger), 2021




Nenhum comentário:

Postar um comentário