Pesquisar neste blog:

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

A palavra lançada, a oportunidade perdida e a nova tentativa


Em sua reunião fictícia de quatro figuras históricas, Regina King, estreando na direção de longas, consegue não somente exprimir as lutas de cada um deles como também, expondo em diálogos inteligentes suas falhas e contradições (e através de atuações memoráveis), humanizá-los em vez de cair no lugar comum de elevá-los a mártires ou ídolos impecáveis. Não se limitando por ser adaptado de uma peça, Uma Noite em Miami é cinético e cinematográfico e, mesmo trazendo os anseios da década de 1960, seu clamor é ainda muito atual. Ponto para o filme, demérito para a humanidade. 

Uma Noite em Miami... (One Night in Miami...), 2020




Tom Hanks e sua química com a surpreendente atriz-mirim Helena Zengel, a bela fotografia e a produção bem cuidada de Relatos do Mundo não conseguem esconder os pontos fracos de seu roteiro, que conta uma história simplista e não desenvolve seus personagens - apenas vai colocando obstáculos em sua jornada (literal, já que está ausente um arco emocional). Uma pena, pois há uma grande oportunidade perdida de se fazer um paralelo com a responsabilidade de ser o "detentor" das notícias e o poder que há no 'contar histórias'.  

Relatos do Mundos (News of the World), 2020




Assisti a O Poderoso Chefão III no início dos anos 1990, quando maratonei a trilogia e conheci a saga dos Corleone pela primeira vez. Apesar de ter revisitado o primeiro e o segundo filmes um par de vezes de lá para cá, nunca reassisti ao III simplesmente por ter detestado. A nova (e definitiva conforme seu conceito original, segundo Francis Ford Coppola) edição da terceira parte não teve como corrigir os principais problemas da original: a atuação sofrível de Sofia Coppola; e a substituição do ótimo Tom Hagen (Robert Duvall não chegou a um acordo financeiro na época) por um personagem sem sal e até irritante. Só que mesmo assim me agradou bastante. Pode ter sido a baixa expectativa ou minha decisão inconsciente de focar nos pontos altos da produção, mas valeu a pena aceitar esta proposta (irrecusável) de Coppola.

O Poderoso Chefão Desfecho: A Morte De Michael Corleone (The Godfather Coda: The Death Of Michael Corleone), 2020



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário