Pesquisar neste blog:

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

is ação

Na última postagem escrevi que "os 14 anos de evolução nas técnicas de animação" (...que separam o primeiro filme deste...) "se fazem presentes em tela e Os Incríveis 2 proporciona cenas inventivas e inspiradas que se destacam mesmo depois da Marvelização do cinema neste meio tempo".

Por algum motivo, o termo 'marvelização' soou negativo e pareceu pejorativo. Não é essa a intenção.

O primeiro Os Incríveis surgiu em uma era pré-Universo Cinematográfico da Marvel e, pra citar outro exemplo, pré-Trilogia Cavaleiro das Trevas. Mesmo com uns dois X-Men e uns dois Homens-Aranhas (espero ter acertado o plural) no mercado, ainda havia um certo ceticismo (quiçá preconceito) em torno do subgênero de super-heróis. Além disso, seja por restrições orçamentárias ou técnicas (ou ambas), as produções passavam bastante tempo com os heróis sem máscara e fora de cenas de ação. Para Os Incríveis, a Pixar usou seu DNA cativante e concebeu um filme de super-herói como realmente um filme de super-herói deveria ser: emocionante, empolgante e espetacular.


Quatro anos depois, partindo da cena pós-créditos de Homem de Ferro, a Marvel deu o pontapé inicial do seu Universo Cinematográfico e, com todo o mérito, sacudiu o subgênero. O feito de Os Incríveis (uma animação) passou a parecer algo corriqueiro, pois todo filme de super-herói (com atores de carne-e-osso) se tornara emocionante, empolgante e espetacular.  E o balizamento por estes novos patamares de qualidade em ação e entretenimento neste tipo de filme é o que chamo de 'marvelização'. Algo difícil de se superar, ou até mesmo de se manter.

A própria Marvel, em seus dez anos de MCU com 19 filmes lançados, nem sempre se superou em termos de inventividade e inspiração. Não há como negar que raramente criou algo tedioso ou mal feito, mas, cenas realmente memoráveis dentre tantas tão bem elaboradas, também é difícil de se elencar. Destaques existem, como a imbatível sequência de Doutor Estranho que se desenrola em duas orientações temporais, mas a cada filme lançado, mais alto ficou o padrão e maior passou a ser o desafio para a produção seguinte.

É nesse sentido que "Os Incríveis 2 proporciona cenas inventivas e inspiradas que se destacam mesmo depois da Marvelização do cinema". Partindo de um nível já alto, a animação traz sequências que ainda parecem novas, como a da perseguição da Mulher Elástica usando uma moto bipartida, as cenas com as mudanças ininterruptas de poder de Zezé e, principalmente, as com as intervenções da nova personagem, Voyd, e seus portais. Vários acenos de genialidade, mesmo que advindos de um roteiro longe de perfeito.

E a resposta à (ou evolução da) Marvelização pode ser a, nada fácil,  Incrivelização do cinema.

Um comentário:

  1. Poxa!!!! Eu andava com saudades de ler por aqui.
    Zé eu amo suas redações, explanações, explicações e opiniões.São nutritivas e bem postas.
    Um abraço!

    ResponderExcluir