Pesquisar neste blog:

domingo, 24 de dezembro de 2017

A Força é poderosa neste - agora com spoilers


Passado o período perigoso, fica liberado comentar alguns aspectos cruciais de Star Wars: Os Últimos Jedi. O principal motivador é responder à uma frente que simplesmente estabeleceu que: a) o público odiou o filme e a crítica foi paga pela Disney; e b) o filme é ruim e estraga tudo que existe no universo Star Wars.

Antes de mais nada, é necessário assimilar que existem de fato fãs radicais que, incompreensivelmente, detestaram o filme. Eles não são maioria da população mundial frequentadora de salas de cinema. Há uma tendência a se agarrar nos resultados iniciais do Rotten Tomatoes, que apontava a produção com 92% de aprovação entre os críticos, mas apenas com 53% do público. Mas, vale notar que, enquanto o site faz de fato um apanhado de todos os principais críticos pelo mundo, a nota do público é baseada apenas nos usuários que são devidamente cadastrados e que se dão ao trabalho colocar sua pontuação. Hoje são pouco mais de 140 mil usuários que contribuíram para a qualificação de Os Últimos Jedi. E, mais importante, pode-se notar que ao lado do balde de pipoca caído está escrito  "53% do público gostou deste filme". E aí há espaço para um outro grande debate, que não será travado aqui: "gostar" e "não gostar" é diferente de "ser bom" ou "ser ruim". E, ainda assim, há outra referência a ser levada em conta, o CinemaScore, que desde a década de 1970 realiza pesquisa diretamente nas saídas dos cinemas americanos e canadenses para colocar em prova a receptividade dos principais lançamentos. Os Últimos Jedi recebeu nota A, que perde apenas para A+.

Quanto à possibilidade de crítica paga, francamente... o sucesso de Star Wars nunca foi afetado pela crítica. Não ia ser agora, na Disney, que a coisa iria mudar. Aliás, a Lucasfilm acertou com Rian Johnson a realização de uma nova trilogia no universo Star Wars antes mesmo do filme estrear, tamanha a confiança de que o produto final seria rentável. E este acerto foi mais que acertado.

Eliminado o item a), resta o b). E a partir de agora... SPOILERS pesados sobre Star Wars: Os Últimos Jedi.



Bom, para organizar, abordagem por tópico:

A Força
O principal trunfo de Rian Johnson é devolver à Força o sentido amplo e mítico que ela merece. Com a trilogia desnecessária (para amenizar) composta pelos Episódios I, II e III, George Lucas introduziu os midchlorians e estragou a noção instituída por ele mesmo nos IV, V e VI de que a Força existia por aí e poderia ser manipulada por qualquer um, com o devido treinamento, com a devida fé ou com a devida oportunidade. Os Últimos Jedi faz um ótimo trabalho, já pincelado em Rogue One, de mostrar que qualquer um pode usar A Força e não apenas os que nasceram predestinados a tal. E é o melhor filme que explica o conceito praticamente taoísta da Força. Quem TEM a Força é o He-Man depois que evoca os poderes de Grayskull. Os Jedi sentem, usam a Força. "Que a Força esteja com você", não "Que você tenha a Força", certo?

Novos personagens x Personagens antigos
Outra coisa que George Lucas errou no I, II e III foi se sentir na obrigação de incluir tanto personagem secundário do IV, V e VI. Por mais que goste deles, R2-D2 e C3-PO, por exemplo, não tinham nada que aparecer naquela trilogia. Neste filme têm muito pouco tempo em tela, bem como Chewbacca,  em benefício para a história que está sendo contada agora, de Rey, Kylo, Poe e Finn. Isto não é desrespeito à saga, mas uma consequência natural de uma trama em evolução. Ainda assim, faltou tempo para os personagens introduzidos agora, sobretudo Rosie, que não tem desenvolvimento suficiente para criar amarras emocionais com o público nem fazer por merecer um romance com Finn, e o de Benicio Del Toro, que -mal sinal- sequer tem seu nome revelado. De qualquer forma, por mais que a sequência de Canto Bight não seja lá das mais fortes, Del Toro apresenta um tipo inédito neste mundo que sempre viveu limitado à dicotomia bem x mal, luz x escuridão. Embora pareça apenas servir como recurso do roteiro (se ele podia decodificar a tranca da cela a qualquer momento, o que ele estava fazendo ali dentro senão apenas esperando para soltar os mocinhos?) suas colocações amorais são pertinentes, mesmo que indesejadas, e dão mais consistência à realidade de todo aquele universo.

Expectativas do gênero
E Del Toro protagoniza também uma das várias cenas em que Rian Johnson subverte expectativas de filmes de ação/ ficção. Após trair Finn e Rosie, ele não dá uma recaída à la Lando Calrissian e simplesmente dá as costas, sem voltar num segundo momento para salvá-los, como seria de se esperar. Constantemente também, o mocinho (Poe Dameron é o que mais sofre com isso) que se revolta com seus superiores para colocar um plano mirabolante em ação se dá mal, pois o plano falha miseravelmente no último segundo, quando em qualquer outro filme seria no exato momento em que ele daria certo, colocando o protagonista num pedestal. São os vários momentos como este que diferenciam Os Últimos Jedi dos outros que vieram antes.

Leia
Se há uma cena que poderia receber o rótulo de "ridícula" no filme é a de Leia voando pelo espaço. Há várias explicações, como a de que criou uma bolha de ar e de que usou a força para atrair a nave à ela mas, com a relação de massas, foi ela quem foi até à nave, etc, etc. Mas, mesmo assim, é uma cena difícil de se defender. Não porque "nenhum Jedi fez algo similar antes na saga", pois os melhores momentos deste filme advêm de situações ainda não exploradas anteriormente, mas porque há outras maneiras de mostrar a poderosa relação de Leia com a Força. E foi reconfortante constatar que após a morte de Carrie Fisher terminadas as filmagens, Johnson e a Lucasfilm resolveram não mexer em nada do que estava planejado para a personagem e incidentalmente a deixaram com belíssimas palavras de despedida.

Luke
Os detratores estão dizendo que "estragaram" o Luke, se apegando à seguinte notícia:
After reading the script for the film, Mark Hamill told director Rian Johnson, "I pretty much fundamentally disagree with every choice you've made for this character [Luke Skywalker]. Now, having said that, I have gotten it off my chest, and my job now is to take what you've created and do my best to realize your vision."
Mas, preferem ignorar esta:
But Hamill walked back that statement, later telling Variety that “it took me a while to get around to his way of thinking. But once I was there, it was a thrilling experience. I hope it will be for the audience, too.”
De qualquer forma, Mark Hamill é apenas um ator. Só porque foi o único a interpretar o personagem até agora, não significa que tenha plena propriedade sobre ele. O poder de criação é do roteirista e do diretor. E as decisões sobre Luke foram acertadíssimas. É preciso lembrar que Luke começou a treinar já velho e nem completou seu treinamento direito. A aparição de Yoda para dar um puxão de orelha nele e trazer ainda mais ensinamentos é mais do que coerente.

A Morte de Luke
Assinado embaixo no que Rian Johnson tem a dizer:
Q.: When did you decide that Luke Skywalker had to die in The Last Jedi? 
A.: It was something very early on that started to feel right to me.  It was a process.  It was very early when I thought, when I kind of landed on where Luke’s head was at and what his arc was going to be in terms of moving from someone who’s decided the galaxy is better off without Luke and the Jedi to fully embracing the galaxy needs a legend to believe in.  I’m going to put this on my shoulders and be the legend of Luke Skywalker for everybody. 
When I knew that was his arc, I had the instant tinge of that means that’s the place for him to [die] because what else can he accomplish in the physical realm beyond that?  That would be the place emotionally that would have the most impact for him to let himself go.  […] I don’t know what’s gonna happen in Episode 9 at all, but there’s actually more potential for more interesting things in terms of his role in the final chapter if he moves into another realm. 
Q.: He could be a Force ghost haunting Kylo Ren. 
A.: It’s fascinating, isn’t it?  A lot more fascinating than him just tagging along with our heroes with a lightsaber.  So to me, it opened up more potential and it seemed like having a full film that is Luke’s journey…it seemed like if there’s any place in the trilogy where it’s gonna have the most potent place, it would be here.  But believe me, I wasn’t looking forward to doing it. 

Snoke
Assinado embaixo no que Rian Johnson tem a dizer:
I guess the first thing to say is coming into writing this or any story the object is not to subvert expectation, the object is not surprise.  I think that would lead to some contrived places.  The object is drama.  And in this case, the object was figuring out a path for each one of these characters, where we challenge them and thus learn more about each of them by the end of the movie. 
So that having been said, Kylo’s arc in this movie, besides his relationship with Rey, I saw as the big arc for Kylo breaking down this kind of unstable foundation that he’s on and then building him to where by the end of the film he’s no longer just a Vader wannabe. But he’s stepped into his own as kind of a quote-unquote villain, but a complicated villain that you understand, right?  So with that in mind, the idea that Kylo would get to that place by the end of it led me to think, well, then what is Snoke’s place at the end?  And does that work with him just kneeling before Snoke at the end?  No.  If Kylo’s gotta get to a place of actual power the ultimate expression of that would be him ascending beyond his master.
And that also then gives the opportunity to have a great, dramatic moment that you don’t expect of getting Snoke kind of out of the way.  So that really is where it all stemmed from.  It was thinking about Kylo’s path, thinking about where I wanted him to be at the end of the movie to set him up for the next film.  And thinking okay, that means we’re gonna clear away this slightly more familiar dynamic of the Emperor and the pupil.  Clear the boards from that, and then that’s much more exciting going into [Episode IX], the notion of now we just have Kylo as the one that they have to deal with.  You can no longer take a rational guess at how the Snoke-Kylo thing is gonna play out in the next movie.

Pais da Rey
Assinado embaixo no que Rian Johnson tem a dizer:
...if you look at for example, the Vader “I am your Father” moment from Empire [Strikes Back], I think that moment’s so powerful because it’s the hardest possible thing that Luke and the audience could hear at that moment.  It takes away the easy answers basically.  We thought he was just a bad guy that we could hate and want to kill, but that one sentence and suddenly it’s more complicated than that.  It’s harder than that. 
If Rey in this movie, if someone had told her yes, here’s the answer.  You are so and so’s daughter.  Here’s your place in this world.  Here you go.  That would be the easiest thing she and the audience could hear.  It would hand her on a silver platter her place in all this.  The hardest thing for all of us to hear and the thing that she doesn’t wanna hear and maybe we don’t either is that no, this is not going to be something where it’s gonna define you.  And the fact that you don’t have this is gonna be used against you by Kylo to try and pull him into your orbit.  This is gonna be hard.  And you’re gonna have to stand on your own two feet and define yourself in this story.


Em suma... Rian Johnson é o cara que tinha uma história para criar e contar e se concentrou nela e nos personagens que mais importavam, como há muito não se via em Star Wars. Não deu a mínima para o que a internet vinha especulando (e pedindo) desde O Despertar da Força, nem se prendeu a padrões pré-estabelecidos por fãs. Entregou um filme sólido que dá um novo gás para a saga e que (spoilers do próximo post!) foi simplesmente um dos 5 melhores do ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário