Pesquisar neste blog:

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Agora você vê...


Respeitável público, preste bem atenção!

Algo surpreendente vai acontecer.

Mas saiba que é apenas um truque.

Seus olhos vão enganar a sua mente.


A grande revelação...

...é que vocês vão gostar (mais do que deviam) de Truque de Mestre: O Segundo Ato.


Só que há explicação racional para isto.

A primeira parte do segredo é a expectativa. Ao dar a vocês um primeiro ato abaixo da média, tudo que acontecer depois, se for ao menos uma melhoria, já parecerá um espetáculo.


A seguir, a artimanha é desenvolver não somente o ato, mas o artista. Um mágico diferenciado tem que saber distrair e entreter, além da mera execução dos truques. Repetir rostos famosos, já conhecidos e queridos, é fórmula básica de sucesso. E, sem entregar muito, Truque de Mestre 2 faz muito bem o uso (de novo, por vezes literal) do "repetir rostos famosos". Quando não foi possível, como por exemplo reprisar a "Cavaleira" Isla Fisher (grávida e indisponível para as filmagens), a substituição foi acertadíssima: Lizzy Caplan surgiu à vontade, com boas tiradas e divertindo (e se divertindo) muito como o quarto e feminino elemento. E para ajudar a promover aquela sensação de progresso em relação ao ato anterior, adicionar mais uma figura prestigiada e fortemente associada a magia é trivial.

Agora, a apresentação em si é, claro, importantíssima. Mesmo sendo a maioria os números inverossímeis, carregados de efeitos digitais e assim irreproduzíveis em um palco real, existem cenas realmente empolgantes envolvendo os Quatro Cavaleiros, com destaque para uma criativa sequência de tirar o fôlego que gira em torno (por vezes literalmente) de uma carta que esconde um cobiçado circuito eletrônico.

Com estas e tantas outras distrações, não dá nem tempo de prestar muita atenção no roteiro e nem, consequentemente, de reclamar dos seus inúmeros furos. Mas, pelo menos agora a inevitável reviravolta não é tão pretensiosa quanto antes. Aliás, a falta de pretensão é a saída do filme, que termina com um gancho (se eximindo da responsabilidade de apresentar um impactante "grande truque" final) e se despede com um personagem dizendo (pra plateia?): "Obviamente vocês têm algumas perguntas, certo? Bem... boa sorte!"

Truque de Mestre: O Segundo Ato (Now You See Me 2), 2016




Nenhum comentário:

Postar um comentário