Pesquisar neste blog:

domingo, 17 de novembro de 2013

O amigo das crianças


Vale o registro.

Acordei num domingo de manhã de 1995 com meu irmão (então com 9 anos) pulando na cama do lado e cantando "Tonari no Totoro" enlouquecidamente. Minha culpa. Na noite anterior eu havia fortemente recomendado que assistisse ao VHS de um tal Meu Amigo Totoro antes que eu tivesse que devolver para a locadora na segunda-feira.

Não sei explicar, mas há algo extremamente encantador e cativante neste filme do mestre Hayao Miyazaki. E mesmo que não seja seu longa mais aclamado, para mim é imbatível.


Então, não deveria ter ficado surpreso hoje, mas fiquei.

Em seus quase 2,5 anos de vida, meu filho nunca havia assistido a um longa de animação inteiro, sem nenhuma interrupção. Sempre achei que isso fosse acontecer com um Pixar, ou um Disney. Até um DreamWorks Animation ou um Aardman passaram pelo cenário da minha cabeça...

Na tarde chuvosa de hoje, depois de ter desistido de Universidade Monstros após 20 minutos, ele foi apresentado, sem muita esperança ou expectativa, a Meu Amigo Totoro. E lá ficou vidrado por uma hora e meia, sem olhar para o lado ou levantar uma vez sequer do sofá.

Mais uma vez, inexplicavelmente, a magia do Miyazaki funcionou. Ainda não entendo porque ele decidiu se aposentar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário