Pesquisar neste blog:

terça-feira, 5 de março de 2013

Fala como se escreve


Quando uma tipografia mal feita muda tudo...

Quem viveu a década de 1980 lembra-se muito bem da enxurrada de filmes de ação dos figurões da época. Um dos mais marcantes, talvez por ter tido uma censura alta no Brasil devido à sua "violência extrema", foi Stallone Cobra.

Claro, todos se lembram. O que poucos percebem até hoje, quase trinta anos depois, é que a produção não tinha este título originalmente. Chamava-se 'Cobra', apenas, como no original em inglês. Pode até ser que a distribuidora nacional já vinha pensando em algo mais chamativo para o espectador brasileiro, mas o fato é que ela foi na onda do público, que automaticamente lia 'Stallone Cobra' ao ver o cartaz.


Vários filmes da época já estavam tentando se beneficiar do star power de seus atores principais e vinham colocando o nome do astro logo antes do nome do filme, para chamar atenção. Então, por que não aconteceu com tantos outros filmes, e não temos um "Schwarzenegger Predador", por exemplo?


Bom, um dos motivos óbvios é que 'Stallone' é mais fácil de se pronunciar que 'Scharzenegger', mas o principal é que os entendidos que bolaram o cartaz de Cobra, fizeram o favor de utilizar para o nome do ator a mesma fonte, na mesma cor e com o mesmo tamanho, que o título logo abaixo.

A voz do povo prevaleceu sobre o bom senso - não faz o menor sentido um filme chamar 'Stallone Cobra' quando seu personagem principal se chama Marion, e não Stallone. Já imaginou um "Harrison Ford e a Última Cruzada"?

Mas, tanto faz. Estamos no país que deliberadamente intitula de Xuxa e os Duendes um filme sobre uma personagem chamada Kira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário