Pesquisar neste blog:

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Wagner Russo


No começo da semana recebi um e-mail em que a pessoa (cuja identidade não será revelada, pelos princípios de privacidade do blog) queria saber minha opinião sobre a participação do Wagner Moura como Renato Russo no Legião Urbana. O sentimento dela, "Puxa que bacana, o Wagner Moura neste papel, legal", era conflitante com o da irmã, "Ah ... Wagner Moura então acha que pode se passar por Renato", e como diziam que eu era fã do Legião meu parecer sobre o assunto era importante. Sua intenção era questionar isto no blog, então segue a reposta aqui mesmo.

Bom, pra começar, dizem errado por aí. Até imagino quem tenha sido o semeador da discórdia, mas eu sempre gostei muitíssimo pouco, praticamente nada, de Legião Urbana. Porém, vou dar um pitaco mesmo assim.

Assim que li o e-mail imaginei que se tratava de um filme onde Wagner Moura interpretaria o Renato Russo. No entanto, acabei descobrindo que o que estava rolando era uma reunião da banda para um (ou mais) show(s) com o Wagner nos vocais.

Em qualquer caso, meu veredito é que sua irmã exagerou.

Quando fui comentar a notícia de que Rodrigo Santoro poderia interpretar Ayrton Senna no cinema com um amigo também fã do piloto, a reação dele foi de decepção. Na sua visão, o ideal seria um ator desconhecido, para que o público conseguisse enxergar de fato o Ayrton nas telas, não o Santoro. Eu sou da linha que um bom ator, mesmo já famoso, consegue quebrar esta barreira. Se formos pensar só em alguns vencedores do Oscar nos últimos anos, sempre tive a nítida sensação de estar vendo Virginia Woolf, Truman Capote, Ray Charles, Rainha Elizabeth e Rei George IV e não Nicole Kidman, Phillip Seymour Hoffman, Jamie Foxx, Helen Mirren ou Colin Firth. E, certamente, Wagner Moura (assim como Rodrigo Santoro) tem talento suficiente para fazer o personagem transcender seu próprio estrelato.


Quanto ao caso real, da participação na banda, não conheço os dons musicais do Wagner para julgar tecnicamente (sequer o vi cantando Legião em O Homem do Futuro), porém não vejo problema algum. Afinal, ficou bem claro que se trata de um tributo, não de uma substituição de um membro da banda. Claro que este é um tipo de jogada caça-níquel, mas os fãs merecem o gostinho de rever o resto da banda na ativa e Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá precisam se sustentar financeiramente. O que não aprovo é quando uma banda assume uma postura em que fica parecendo que o integrante original é dispensável, saindo em turnês e/ou gravando albuns ou DVDs com um "substituto" (a exemplo de Queen + Paul Rodgers ou Mutantes + Zélia Duncan).  Pelo pouco que percebi, este não parece ser o caso do Legião Urbana + Wagner Moura.

Em suma, diga a sua irmã para não ter raiva do eterno Capitão Nascimento, porque é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã. Até eu consegui ser amável falando de Legião Urbana...

3 comentários:

  1. Ah ... até que enfim !!!! Comentou quem faltava ... " Então quer dizer que é isso"??? Um abraço Zé, suas analogias são sempre interessantes... E até que para um não fâ vc pegou leve, teve até quem xingasse a mãe do Dado em pleno show... Rs...rs...

    ResponderExcluir
  2. E também o cara se esforçou principalmente no segundo dia ... E no mínimo ele se esbaldou ... Eu como sou fã , gostei mesmo!!!

    ResponderExcluir
  3. Ah e o primeiro comentário é também meu mas como não consegui postar como eu postei como anônimo...rs...rs...
    Abçs!

    ResponderExcluir