Pesquisar neste blog:

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Guitarra de rock'n'roll, batuque de candomblé


Passou o primeiro fim-de-semana do Rock in Rio 2011 e o que mais tenho escutado são coisas do tipo: Como pode o "RocK" in Rio ter coisas como Cláudia Leitte, Katy Perry, Rihanna, Ke$ha, Ivete Sangalo e Shakira??? Isso não é um festival de rock, é um festival pra ganhar dinheiro fácil! Os organizadores desandaram nesta edição!

Concordo plenamente com as duas primeiras frases. Com a terceira, nem um pouco.

O festival não só passou a descumprir seu sobrenome em 2004, com edições em Lisboa e Madrid, como também nunca fez jus ao seu nome plenamente.

Sei que todo mundo queria, mas não é fácil esquecer que o Rock in Rio anterior, de 2001, incluiu em sua programação Daniela Mercury, 'N Sync, Britney Spears, Five, Sandy & Junior, Aaron Carter e Carlinhos Brown. No Rock in Rio II, de 1991, apareceram artistas como Prince, Jimmy Cliff, Billy Idol, Hanoi Hanoi, New Kids On The Block, Roupa Nova, Run DMC, Serguei, George Michael, Paulo Ricardo e Information Society. Nem a própria edição original do festival em 1985 escapou ilesa, ao abrir o palco para Ney Matogrosso, Erasmo Carlos, Baby e Pepeu, Ivan Lins, Elba Ramalho, Gilberto Gil, Rod Stewart, Moraes Moreira e Go-Go's. Lembro-me muito pouco, mas tenho certeza que os roqueiros da época reprovaram as participações dos então ícones do pop Paralamas do Sucesso, Lulu Santos, Blitz e B-52's.

Reclamar da programação do Rock in Rio é válido, acusar de trair as origens, não.
 

2 comentários:

  1. Muito bem colocado! Não sou dos que fizeram essas críticas, até mesmo porque acho que essa mistura enriquece o festival.
    No entanto, não tinha parado para pensar que o pop/axé sempre estiverem presentes no Rock in Rio.
    Mas achei sacanagem você incluir Baby e Pepeu, Moraes Moreira, Erasmo Carlos e Ney Matogrosso como "não rock". Afinal, Novos Baianos e Secos & Molhados são rock demais! E o Tremendão também é um bom representante do velho rock n' roll, da turma da Jovem Guarda.
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Concordo sobre Novos Baianos e Secos & Molhados... Mas será que as carreiras "solo" que se seguiram continuaram na mesma linha? Quase tipo 20 anos depois? Quem gosta do Mutantes clássico e original curte Rita Lee "amor é bossa nova, sexo é carnaval"?

    ResponderExcluir