Pesquisar neste blog:

sábado, 26 de março de 2011

Boa nova velha canção


Desde que começaram os rumores, agora confirmados, do Padilha assumir o novo Robocop, venho debatendo com alguns amigos se a idéia é boa ou não. Fique até de elencar os filmes em que a refilmagem era melhor que o original. Infelizmente, pela primeira vez aqui no blog fui vencido e, dentro da limitada gama de produções em que assisti tanto ao original quanto à refilmagem, não consegui criar uma lista que sustentasse algum tipo de tese.


Prefiro pensar que este novo Robocop não será um remake (como dizem por lá), mas sim uma reinvenção (reboot, como dizem por lá também), que é basicamente pegar algo conhecido, já filmado, mas "quase esquecer" o anterior e colocar outros elementos, sob o ponto de vista de uma nova época, com o toque criativo de uma equipe totalmente diferente. Aí sim, é fácil pensar em alguns reboots que fizeram muito bem aos seus personagens ou franquias: James Bond do Daniel Craig, Batman do Christopher Nolan, Sherlock Holmes do Guy Ritchie, Jornada Nas Estrelas do J.J. Abrams...

Contudo, a divagação mental sobre filmes me levou a um outro território: a música.  À medida em que não conseguia encontrar filmes para listar, músicas regravadas que são, de fato, melhores que as originais vinham surgindo na minha cabeça .


Exemplos?


16 Toneladas (Funk Como Le Gusta x "16 Tons", Merle Travis)
Astronauta de Mármore (Nenhum de Nós x "Starman", David Bowie)
Crying In the Rain (A-Ha x Everly Brothers)
I Will Survive (Cake x Gloria Gaynor)
Lourinha Bombril (Paralamas do Sucesso x "Parate Y Mira", Los Pericos)
Maracatu Atômico (Chico Science & Nação Zumbi x Gilberto Gil / Jorge Mautner)
Nothing Compares 2 U (Sinead O'Connor x The Family/Prince)
Tanto (Skank x "I Want You", Bob Dylan)
Twist and Shout (The Beatles x Top Notes)
Video Killed the Radio Star (The Presidents of the USA x The Bangles)
Qualquer música do Legião Urbana que foi regravada com vocais femininos (ex.: Por Enquanto, Cássia Eller; Quase Sem Querer, Zélia Duncan; Eu Sei, Pato Fu, ...)
Qualquer música do Roberto Carlos (destaque para Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo, com Marisa Monte)
Qualquer música do Tim Maia


E a lista era pra ser bem maior, mas não fui tomando notas à medida que fui lembrando...
  

OBS.: Nem fui tendencioso, pois colocaria praticamente todas as músicas que o Pato Fu já regravou (com exceção de Obladi-Oblada e, talvez, Tolices). Mas... sinceramente, escutem Qualquer Bobagem dos Mutantes e depois me digam se não merecia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário