Pesquisar neste blog:

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Somos trouxas, mesmo.


Já discuti com várias pessoas sobre como nós, brasileiros, chegamos a ser trouxas de tão prestativos e hospitaleiros que tentamos ser com estrangeiros que visitam nosso país. Basta ouvir alguém falando outra língua que lá vamos nós tentar ajudar, auxiliar com um inglês, espanhol, o que for, ser simpático, etc. E aí, quando nós vamos a outros países, somos tratados da mesma forma? Tente falar inglês em Paris... Tente falar espanhol em Barcelona... Dê uma de desentendido na imigração dos E.U.A. pra ver o que acontece...

E muitas vezes a ingratidão não se limita só na falta de reciprocidade. Exemplo? Eu já tinha alertado aqui mesmo sobre a atitude da equipe de Os Mercenários quando estava filmando no Rio e, após ter sido recebido como rei aqui no Brasil, veja o que o Stallone tem para falar da gente no texto reproduzido a seguir (é do UAI, mas tudo quanto é site está cobrindo o assunto):


"
Foi com tom de deboche e fazendo piadinhas de mau gosto que Sylvester Stallone falou sobre a filmagem no Brasil do filme Os mercenários, do qual é diretor, durante a feira Comic-Con 2010, em San Diego.

"Pudemos matar pessoas, explodir tudo, e eles (os brasileiros) ainda diziam obrigado", disse o ator, afirmando que os produtores tiveram aqui liberdade para gravar sequências mais agressivas, usar armas mais perigosas e até destruir propriedades. E ele ainda debochou da hospitalidade, dizendo que os brasileiros agradeciam e ainda ofereciam um macaco para eles levarem para casa.

Depois da piada, Stallone demonstrou não ter ficado satisfeito com as filmagens na cidade maravilhosa, e criticou a necessidade de ter um grupo de 70 seguranças para cuidar de sua equipe (65 pessoas). E falou ainda do B.O.P.E.. "Os policiais de lá usam camisetas com uma caveira, duas armas e uma adaga cravada no centro. Já imaginou se os policiais de Los Angeles usassem isso? Mostra o tanto que aquele lugar é problemático."
"

Ridículo.

Não quero pregar nenhum tipo de xenofobia, muito longe disso, até mesmo porque existem muitos estrangeiros que fogem do estereótipo padrão e são simpáticos e receptivos. Mas, já passou da hora de sermos mais nacionalistas, valorizarmos mais o que temos de bom e deixarmos de ser trouxas com relação a nossos visitantes.

Um comentário:

  1. É aquilo que eu digo... o problema do Brasil começou lá em 1500 quando chegou a escória de Portugal e misturou com índio e deu no que deu. Nada contra portugueses e índios, mas a mistura deu nessa bosta de país que é. Falta nacionalismo sim ao brasileiro, mas é o tipo de coisa que tem que começar desde criança e na escola. Enquanto formos governados por uns bostas como os de hoje, nunca vai haver 'orgulho de ser brasileiro'.

    ResponderExcluir