Pesquisar neste blog:

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Aviões


Aproveitando a polêmica da compra (ou não) dos caças franceses pelo Governo Brasileiro, apresento a minha lista dos aviões mais memoráveis do cinema e da TV. Quem perdeu o início desta história, veja as listas de carros e motos.


5. O avião pulverizador assassino de Intriga Internacional


O dono do inegável título de 'mestre do suspense', Alfred Hitchcock, fez platéias temerem coisas como pássaros, vizinhos, altura e até mesmo ...err... mães. As cenas em que o avião ataca Cary Grant em Intriga Internacional são apenas mais algumas amostras da genialidade do diretor e ainda são largamente referenciadas em outras produções.


4. O avião nazista de Caçadores da Arca Perdida


Outro gênio que dispensa comentários extensos, Steven Spielberg, criou uma sequência de tirar o fôlego, tensa e divertida, com este avião que já mereceria destaque só por seu design pouco usual. A aeronave nazista tem a façanha de entrar para esta lista de aviões mais marcantes sem sequer ter saído do solo no filme.


3. O 'Cadillac dos Céus' de O Império do Sol


Mais uma vez, Spielberg e sua sensibilidade ímpar em tratar temas como infância e II Guerra Mundial. Os aviões têm grande destaque nesta obra e toda a comovente sequência em que o P-51 aparece mais do que justifica sua presença aqui.


2. O Boeing 777, voo Oceanic 815, de Lost


Por quê? Simplesmente porque é o pivô da série mais bacana da história da TV.


1. O F-14 Tomcat de Top Gun - Ases Indomáveis


Ok, Top Gun tá mais que batido, ninguém aguenta mais ouvir Take My Breath Away e todo mundo acha que Tom Cruise é um estrelinha e nada mais... mas... caramba, o filme marcou época, ditou moda, tinha figurinhas que viriam a ser astros depois (Val Kilmer, Meg Ryan, Tim Robbins, o próprio Cruise), é sobre aviões e, venhamos e convenhamos, é legal. E que o F-14 enchia os olhos do espectador quando aparecia não há como negar.


O que faltou? Memphis Belle? Tora Tora Tora? Con Air? Batman?? Apertem os Cintos que o Piloto Sumiu??? Ou está cansado(a) demais de viajar para pensar em aviões neste momento?

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É naquele "Enigma da Pirâmide" que tem uma hora lá que tem uma geringonça que tentam fazer com que voasse? Ou viajei fundo na maionese?

    ResponderExcluir
  3. Ééééé Jovem...
    Sua lista é boa!
    O Top Gun pra mim é TOP!

    Vai a minha lista para você:

    1 - Stealth - Ameaça Invisível: EDI.
    2 - Executive Decision: F-117A
    3 - Independence Day: F-18 (Will Smith)
    4 - Iron Eagle: F-16
    5 - Pearl Harbor: Zero

    Você tem de criar um ranking de "naves espaciais" também!

    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Elementar, meu caro Jr.! Tens razão!

    Em O Enigma da Pirâmide (um dos vários que eu não cansava de ver na década de 80) o jovem Sherlock Holmes e o Watson usam um tipo avião-bicicleta que um velhinho maluco criou. Bacana também!

    ResponderExcluir
  5. Pô, Celso. Suas listas são sempre tecnicamente mais precisas que as minhas. Eu vou mais no calor do filme ou da cena, hehehe.

    O F117 e o Stealth não são os mesmos? Um avião preto triangular que não é detectado em radar? Se for, eu acho ele super-bacana! Até tentei me lembrar de algum filme com ele e só me veio à cabeça o A Última Ameaça, com John Travolta. Aí o filme num ajudou muito não. (Se é que é o mesmo avião)

    PS.: Ranking de naves espacias? Garantido! Só que será Top 10, cinco é pouco. Em breve... Vai pensando na sua aí. :)

    ResponderExcluir
  6. Hahahaha... que isso, grande Zé!
    Você é a biblioteca cinamatográfica!

    O avião do Stealth é fictício.
    Agora o F-117 é aquele avião preto que não é detectado por radares. Há outra versão dele, acredito que é mais incrementada - F-117 Nighthawk.
    Quanto ao F-117 do filme a última ameaça, esse eu não consegui lembrar.

    Vou ficar no aguardo do post de Naves, hein!
    Um abraço.

    ResponderExcluir