Pesquisar neste blog:

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

E o prêmio de Melhor X vai para...

Durante toda essa temporada de premiações parei para pensar em uma coisa... As categorias de um modo geral seguem uma linha bem específica: melhor ator, melhor atriz, melhor coadjuvante, etc., etc. Fiquei pensando que deveriam criar um prêmio para... bom, ainda não consegui chegar a uma conclusão com relação ao nome. Colocarei minhas ponderações e, se alguém tiver uma idéia, que se prontifique.

A minha idéia era poder premiar o(s) talento(s) por trás de um personagem essencialmente não humano.

Melhor Dublador seria uma opção inicial, pois permitiria valorizar vários personagens (e atores) não só de animações como também de filmes, a exemplificar o HAL-9000 de 2001: Uma Odisséia no Espaço. Mas mesmo assim, esta categoria ficaria aquém, pois deixaria de fora "atuações" dignas de premiação como a de Gromit em Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais ou da do personagem título de Wall.E. Outro furo nesta categoria seria minimizar o difícil trabalho físico que Andy Serkins teve na etapa de motion capture do Gollum, na trilogia Senhor dos Anéis, reduzindo sua contribuição ao empréstimo da voz à criatura. Pelo Gollum, e tantos outros, a categoria também não poderia ser simplesmente Melhor Personagem de Animação.

Melhor Personagem Virtual foi algo que considerei, mas minha categoria gostaria de indicar também o macaco Zequinha, de Speed Racer, por exemplo, ou vários dos fantoches e bonecos criados por Jim Henson ou Stan Winston. C3PO e Johnny Five também seriam candidatos nada virtuais. Outro exemplo "não humano" que eu gostaria de ver indicado? Wilson, a bola, de Náufrago. Muitas vezes um personagem memorável vem de presenças em tela contidas e sutis, não das exageradas.

Portanto, esta foi minha divagação da temporada. Como categorizar e premiar estes tipos inesquecíveis que são tecnicamente impedidos de serem reconhecidos pelas premiações existentes atualmente?

(PS.: "Melhor Personagem Dublado, Animado, Manipulado, Virtual, Motion-Capturado ou Inanimado, podendo inclusive ser um animal" não ficou legal. O anúncio do prêmio duraria mais que o discurso de agradecimento e os organizadores vetariam o projeto)

(PS2.: Por 2008 os indicados seriam:

Pinguins, por Madagascar 2
Po, por Kung Fu Panda
O vento, por Fim dos Tempos
Wall.E, por Wall.E
Zequinha (Chimp-Chimp), por Speed Racer

e o vencedor seria Wall.E)

Um comentário:

  1. Nó... comentário em post jurássico. Mas eu concordo com o vencedor. E acho que a categoria "Melhor Personagem Fictício" poderia ser uma alternativa de nome menos comprido ;-)

    ResponderExcluir