Pesquisar neste blog:

domingo, 11 de janeiro de 2009

...Feliz Ano Novo! (os filmes mais esperados de 2009)

Foi difícil montar a lista este ano, e ordená-la, já que tenho a vontade de ver quase todos estes filmes com a mesma intensidade. Que nem está tão alta, por sinal. Se não conseguir ver um ou mais, acho que nem vai ser assim uma sangria desatada. É estranho ter um ano sem um Tim Burton ou um Shyamalan ou, principalmente, um Spielberg (é, nem o fato dele ser o produtor executivo conseguiu fazer com que Transformers 2 aparecesse aqui).

Mas, vamos aos filmes mais promissores para 2009, na minha humilde opinião (e torçamos para que boas novidades também surjam ao longo do ano, como sempre acontece):

01. Public Enemies (ainda sem título em Português) - 3 de Julho - Policial que se passa na década de 30, quando famosos mafiosos são perseguidos pelo FBI. O gênero 'ganster' costuma trazer boas surpresas, e será a oportunidade de vermos dois grandes atores da atualidade Johnny Depp e Christian Bale, contracenando juntos.

02. The Imaginarium of Doctor Parnassus (ainda sem título em Português) - Sem previsão de estréia - Dirigido pelo excêntrico Terry Gilliam, este filme acompanha as andanças de um estranho circo itinerante. A atração principal fica por conta do enredo fantasioso que permitiu que as cenas de Heath Ledger, que faleceu antes de terminar as filmagens, fossem completadas por três atores distintos: Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell.

03. The Lovely Bones (ainda sem título em Português) - Dezembro - Após ser brutalmente assassinada, menina assiste, do céu, os desdobramentos da tragédia sobre sua família e seu assassino. Baseado em um libro best-seller este é um aguardado drama do Peter Jackson com Mark Wahlberg, Rachel Weisz e Susan Sarandon.

04. Sherlock Holmes (idem) - 20 de novembro - A versão de Guy Ritchie para o famoso detetive inglês, aqui interpretado por Robert Downey Jr. Rachel McAdams e Jude Law (Dr. Watson) completam o elenco principal. Uma mistura incomum, mas que deve ser bem instigante e moderno, apesar de ser ambientado no início do séc. XIX.

05. As continuações:
Anjos e demônios (Angels & Demons) - 15 de maio - Tom Hanks e o diretor Ron Howard voltaram para adaptar a outra aventura de Robert Langdon. Gostei bastante dos dois livros do Dan Brown, mas o que mais anima é que David Koepp entrou para ajudar Akiva Goldsman que, não foi muito feliz em roteirizar sozinho O Código Da Vinci. E que venham os ambigramas.
e
Exterminador do Futuro: A Salvação (Terminator: Salvation) - 5 de junho - Sai Arnold Schwarzenneger como protagonista e entra Christian Bale como um John Connor adulto. Os trailers estão prometendo... Aquela musiquinha (Tum-tum-tum tum-tum) empolga qualquer um. Agora vou ter que tomar coragem e assistir Exterminador do Futuro 3.

06. As animações:
Up – Altas aventuras (Up) - 4 de Setembro - A nova da Pixar sobre um vozinho que viaja o mundo em uma... bom, assista ao trailer e tente não achar divertido.
e
Monstros vs. Alienígenas (Monsters vs. Aliens) - Na da DreamWorks Animation, o Governo Americano tem que liberar monstros que mantinham escondidos para tentar impedir uma invasão alienígena. E outro trailer bacana.

07. Os nacionais:
Brazuca (Brasil) - 26 de junho - Filme reconta a trágica história de Jean Charles de Menezes, assassinado pela polícia londrina. Além de tratar de um fato recente e acessível para o grande público, Selton Mello no papel principal dá um destaque a mais para a produção.
e
O Contador de Histórias (Brasil) - 7 de agosto - Filmado parcialmente em Belo Horizonte, o drama conta a história real de Roberto Carlos Ramos, que saiu da vida da rua e da Febem, para se tornar pedagogo e um dos maiores contadores de história da atualidade. Meu bairrismo falando alto de novo. Trilha sonora de André Abujamra.

08. O Curioso Caso de Benjamin Button (The Curious Case of Benjamin Button) - 16 de Janeiro - De David Fincher, este forte concorrente ao Oscar deste ano, traz Brad Pitt como um homem que começa a rejuvescer. Com Cate Blanchett e Tilda Swinton. Com bons atores, diretor e um trailer envolvente, a estréia deste já está aí na esquina. Vamos começar o ano logo!

09. The Taking of Pelham 123 (Ainda sem título em Português) - 4 de Setembro - Refilmagem de O seqüestro do metrô (1974), onde bandidos armados fazem vários reféns em um metrô de Nova York. Não vi o original, mas a combinação Ação + Tony Scott + Tensão + John Travolta + Suspense + Denzel Washington tem que resultar em algo bacana.

10. Avatar (idem) - 18 de dezembro - Filme obrigatório para os fãs de ficção científica. James Cameron vem desenvolvendo este misterioso projeto há anos e promete trazer efeitos visuais inovadores e surpreendentes. A trama envolve um grupo de humanos tentando explorar um planeta com uma bio-diversidade rica e com inúmeros recursos naturais.


Ficaram perto da lista os thrillers Trama Internacional (The International), em 20 Março, com Clive Owen e Naomi Watts, e Duplicidade (Duplicity), em 17 Abril, com Julia Roberts, Owen, de novo, e Paul Giamatti. 6 de novembro traz outros dois interessantes: a volta de Robert Zemeckis ao 'motion capture' no clássico natalino A Christmas Carol, com vozes de Jim Carrey e Gary Oldman; e o terror O Lobisomem (The Wolf Man), com Benicio Del Toro e Anthony Hopkins.

E, não. Não tenho a menor vontade de ver X-Men: Wolverine, Watchmen, Jornada Nas Estrelas 11 ou Inglorious Basterds...

2 comentários:

  1. Em tempo: saiu o teaser do Contador de Histórias: http://cinema.uol.com.br/videos/assistir.jhtm?media=teaser-do-filme-o-contador-de-historias-0402336CDCA95326

    Legal!!!

    E ninguém vai comentar quais os seus filmes mais esperados não?

    ResponderExcluir
  2. Ha! Wolverine vai humilhar seu public enemies paioso!!!!

    ResponderExcluir