Pesquisar neste blog:

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Adeus ano velho... (como se comportaram os filmes que eu mais aguardava em 2008)

(Primeiro post do ano e se com o meu Português básico já estava difícil de escrever totalmente nos eixos, imagina com as novas regras que ainda nem li direito?)

Este post vem com algumas semanas de atraso, e o segundo também virá alguns dias atrasado. Todo fim de ano gosto de fazer uma lista dos 10 filmes que tenho maior expectativa para o ano seguinte. Acho que é para que eu não me esqueça do que eu quero mais assistir. Nossa memória hoje em dia anda muito inconsistente. Mas antes sempre faço um apanhado geral da lista que eu havia criado para o ano que passou, para ver se as minhas expectativas foram atingidas ou não.

Então aqui vai o que estava me deixando doido para chegar o dia de estréia em 2008:

01) Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal: atingiu as expectativas. Eu queria aventura, saudosismo e um pouco mais do melhor herói do cinema. Pode não ter sido o melhor filme do ano, é verdade, mas cumpriu com louvor seu propóstio.

02) Fim dos Tempos: me tornei um tanto quanto fã de M. Night Shyamalan e, embora entenda a reclamação de 90% dos que assistiram a este filme, eu não consigo achá-lo ruim. Sim, o homem caiu como roteirista, mas há qualidades únicas em sua direção. Se tivesse sido comparado com os de suspense/terror padrões de hoje em dia, e não com seus filmes anteriores, esta nova produção de Shyamalan teria tido menos rejeição de público e crítica.

03) Ensaio Sobre a Cegueira: a expectativa estava alta porque li o sombrio livro e havia uma equipe (técnica e atores) talentosíssima envolvida. É um filme um tanto difícil de assimilar, não mais que o livro, diga-se de passagem, mas fez jus à lista dos 10 mais esperados.


04) Operação Valquíria: era pra ter estreado em 2008, mas foi adiado para este ano. Pelas regras que criei, não aparecerá na lista dos 10 mais esperados de 2009, apesar de minha vontade de vê-lo continuar alta.

05) Speed Racer: por incrível que pareça, superou, em muito, minhas expectativas. Um dos três melhores filmes do ano e, sem dúvida, o mais subestimado. Os irmãos Wachowski deram um show de efeitos especiais (mais uma vez) e conseguiram construir uma história empolgante e divertida, com destaque para os atores mirins e a ótima trilha sonora de Michael Giacchino. Mais uma vez, sou só eu no meio dessa gente.

06) As continuações: Harry Potter e o Enigma do Príncipe e Quantum of Solace. O primeiro a Warner nos fez o favor de adiar, então segue as mesmas regras aplicadas a Operação Valquíria. O segundo não foi lá um Bourne ou um Cassino Royale e sequer teve as bugigangas 007 ou a famosa fala "Bond, James Bond", mas foi melhor que os filmes de ação usuais.

07) Pequenas Histórias: sou bairrista e gosto de ver o mineiro Helvécio Ratton rodar filmes em nossa terra. A única queixa é as crianças anime-playstation de hoje em dia não serem cativadas pelas historietas inocentes e folclóricas criadas neste belo trabalho. Não consigo me esquecer do quanto se divertia na minha sessão um senhor de 70, ou mais, anos sentado algumas fileiras atrás.

08) Ponto de Vista: a premissa era muito legal e o elenco de primeira. Acabou que me diverti, sim, com o filme, apesar de esperar um pouco mais. E a sequência final, embora um pouco implausível, foi, do ponto de vista técnico, empolgante.


09) As adptações de HQ: Cavaleiro das Trevas e Incrível Hulk. Há pouco que se falar do primeiro, a bilheteria e os elogios da crítica já indicam que foi um filme que superou expectativas (inclusive minhas) que já estavam grandes. Falar da eletrizante atuação do Heath Ledger também não é necessário. O segundo, embora não mereça tanto destaque, foi infinitamente superior ao Hulk do Ang Lee. Para o anterior ficar definitivamente ruim e este atual ficar melhor, o ideal seria ter tirado a Liv Tyler deste e substituido-a pela Jennifer Connelly.

10) O Gângster: bom filme, boas atuações e mais um acerto para Ridley Scott. Expectativas alcançadas.


No próximo capítulo (não sei que dia, a vida está atarefada) faço a "lista de desejos" de 2009.

2 comentários:

  1. Desculpa a mudança quase radical de assunto, mas não soube como comentar esse tópico no seu blog! Bom, considerando a crescente participação de diretores de cinema em produções de jogos - ou ainda o crescente número de produções (infelizes) de filmes inspirados em jogos - mas principalmente pela minha velha paixão por games, achei oportuno colocar esse comentário/curiosidade aqui:

    Video Games Awards Nominations - BAFTA
    10 February 09

    http://www.bafta.org/awards/video-games/nominations,664,BA.html


    abraços, Leo

    ResponderExcluir
  2. Legal, Léo, eu não sabia que o BAFTA tinha esta vertente... E com tantas categorias. (BTW, um dos indicados aí do Bafta já está sendo filmado pra estreiar no cinema ano que vem: Prince of Persia)

    E seu comentário é extremamente válido, afinal o grande Spielberg também já se aventurou nestas áreas (eu sempre tenho que mencioná-lo, né?), sendo a mente criadora por trás dos aclamados The Dig e Medal of Honor. Sem falar que alguns jogos hoje em dia são bem cinematográficos.

    (e não deixe de ver o trailer do jogo do Caça-Fantasmas 3, cujo link se encontra neste blog também)

    ResponderExcluir