Pesquisar neste blog:

terça-feira, 18 de maio de 2021

Na linha da ficção-científica, ponto pra animação


Sem parecer um exercício de estilo, mas aproveitando os diversos temas do enredo (tradição de família, impacto da tecnologia, domínio da cultura pop digital atual), a animação de primeira qualidade de A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas destaca-se com sua mescla de técnicas. Servindo a uma história de amadurecimento, principalmente focado no relacionamento entre pai e filha e o choque de gerações, o filme é uma aventura empolgante, ao mesmo tempo sentimental e engraçada. Vale assistir uma segunda vez, pois muita coisa boa acaba sendo esquecida após as insanidades hilárias do terceiro, que inclui referências inesperadas (desde Mad Max: Estrada da Fúria a animes de samurai) e um semi-antagonista dizendo em voz alta uma das reflexões da história: "acho que foi ruim coletar informações pessoais de todo o mundo e alimentar uma inteligência artificial". 

A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas (The Mitchells vs the Machines), 2021




O histórico -vejam só- caótico da produção de Mundo em Caos (problemas de bastidores, refilmagens extensivas, adiamentos no lançamento mesmo antes da pandemia) era um mau presságio. Mas, com um elenco de destaque e uma premissa intrigante, não tinha como não arriscar uma conferida. Triste constatar que o longa realmente não cumpre sua promessa e desenvolve pouco sua ideia - se as pessoas não conseguissem esconder o pensamento, seria um caos. O roteiro pedestre acaba criando um mundo distópico até organizadinho demais e o povoa com personagens aborrecidos, incluindo os secundários.

Mundo em Caos (Chaos Walking), 2021




As boas atuações e as restrições do ambiente, sob um visual bem cuidado embora pouco imaginativo, poderiam elevar Passageiro Acidental a um outro patamar se o roteiro se propusesse a explorar mais as possibilidades do dilema que estabelece e seus efeitos morais e psicológicos. Porém, mesmo evitando clichés o longa acaba sendo raso, ausente de novidades e, mesmo com menos de 2h de duração, não consegue deixar de ser arrastado.

Passageiro Acidental (Stowaway), 2021




Nenhum comentário:

Postar um comentário