Pesquisar neste blog:

domingo, 4 de abril de 2021

A rodada saideira pré-Oscar

 

Intitulado em homenagem à planta que vem de outro país e que consegue se enraizar em praticamente qualquer terreno, crescer e dar frutos, Minari - Em Busca da Felicidade se apresenta como uma visão realista e honesta da experiência dos imigrantes coreanos nos anos 1980 em busca do sonho americano. E até é, mas pelos conflitos que decide dar foco, este drama se parece muito mais com um sobre lutas comuns a casais em uma situação de mudança da cidade grande para o campo. Baseado na infância do diretor-roteirista Lee Isaac Chung, o longa não consegue se desvencilhar das armadilhas de uma autobiografia e traz um desfecho fácil, um tanto implausível, óbvio em sua simbologia e confuso sobre os valores que gostaria de passar.

Minari - Em Busca da Felicidade (Minari), 2020




Por "obrigação" devido à corrida do Oscar, Meu Pai entrou na minha fila para assistir meio que a  contragosto, dado o assunto costumeiramente (e naturalmente)  tratado de forma pesada no cinema - a demência senil. Mas, o longa surpreende com uma abordagem diferente e interessante, ao mesmo tempo cativante, aterrorizante e intensa, sem ser desrespeitosa, exagerada ou insensível. Indicado a Filme, Roteiro Adaptado, Ator, Atriz Coadjuvante (Olivia Colman) Direção de Arte e Montagem, o filme faz por merecer cada uma delas, especialmente Anthony Hopkins, arrebatador aos 83 anos de idade.

Meu Pai (The Father), 2020




Embora bem dirigido do ponto de vista técnico e de condução dos atores (destaque óbvio para Mads Mikkelsen), o dinamarquês Druk - Mais Uma Rodada patina um pouco nas escolhas narrativas. Tragicomédia, se leva a sério demais na parte cômica enquanto na parte dramática não abraça totalmente a responsabilidade de prover uma mensagem clara sobre seu tema. Não que todo filme tenha que ter algo a dizer, mas a sequência final, embora memorável, faz um desserviço para o alcoolismo - o que poderia até ser aceitável se, cenas antes, a história tivesse trilhado por outros caminhos.

Druk - Mais Uma Rodada (Druk), 2020




Nenhum comentário:

Postar um comentário