Pesquisar neste blog:

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Adão Motorista

A uma semana da estreia de seu retorno ao papel de vilão de uma certa sagazinha galáctica aí, vamos dar uma recapitulada no ano atarefado de Adam Driver:



Mal começou a temporada de premiações e História de um Casamento já nasceu sob os holofotes. Com atuações impecáveis e um roteiro afiado, esta história de um divórcio, na verdade, é ao mesmo tempo triste e engraçada, meiga e agressiva, acessível e intangível. Tenta se posicionar como uma visão imparcial, sem mocinhos e vilões, certo ou errado, mas não consegue eliminar minha impressão de que a perspectiva feminina aqui é, em essência, através de uma ótica masculina (es)forçadamente empática. Ter uma mulher como corroteirista no projeto, como foi feito em Antes da Meia-Noite, por exemplo, teria sido muito mais honesto.

História de um Casamento (Marriage Story), 2019






Embora não consiga ser tão tenso ou dramático quanto outros thrillers políticos, O Relatório é um filme sólido e inquietante que nos leva, de uma maneira bem crua, aos bastidores das investigações do Senado americano sobre os métodos avançados de interrogação de prisioneiros (tortura, mesmo) da CIA durante a guerra ao terror após o 11 de Setembro. São nove anos do processo de criação de um relatório de mais de seis mil páginas condensados em uma narrativa de duas horas que, francamente, parecem se esticar em umas três.

O Relatório (The Report), 2019





Jim Jamursch é um cineasta peculiar que deixa suas excentricidades transparecerem nas suas obras. Com Os Mortos Não Morrem eu não esperava nada diferente, pelo contrário, tratando-se de uma comédia de terror sobre zumbis, eu contava com isso. Porém, com a liberdade criativa e a falta de compromisso que o rótulo de "estilo filme B" traz, Jamursch se excede e se perde. O elenco estelar é mal aproveitado e o roteiro mira muitos estilos de comédia diferentes, mas, acertando aqui e ali aleatoriamente, acaba resultando num filme sem identidade. Memorável mesmo só a música-tema, mas talvez mais por insistência do que por mérito.

Os Mortos Não Morrem (The Dead Don't Die), 2019




Nenhum comentário:

Postar um comentário