Pesquisar neste blog:

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Menos com menos dá mais?


E hoje começa o BBB14...
(14!!! Triste só de lembrar de tantos programas e séries bons, mesmo nacionais, que duraram muito, mas muito menos...)

Não gosto de novelas, muito menos de BBB, mas hoje ("só hoje", provavelmente) fiquei sabendo de uma jogada interessante que a Globo pretende fazer. Uma personagem da novela que está no ar vai entrar para o BBB. Isso não vai me fazer querer ver BBB, muito menos a novela, mas admito que foi uma ideia bem bacana.

O conceito de interação entre personagens de "universos" diferentes não é novo, o chamado cross-over (não confundir com cross-dressing, hahaha) é bastante comum nos quadrinhos, desenhos animados e video-games, além de não ser nenhum estranho na literatura, cinema e TV.


Apesar de parecer apenas uma clara manobra de auto-promoção, a empreitada da Globo é interessante porque, do ponto de vista técnico e criativo, é arriscada. A edição da novela vai ter que ser ágil o suficiente para que as imagens do BBB não fiquem muito defasadas e próprio roteiro da mesma vai ter que se sustentar com cenas imprevisíveis. Do lado do BBB há a dificuldade de manter a espontaneidade do programa com os participantes se relacionando com uma pessoa que sabem que é uma atriz, mas está caracterizada como uma personagem o tempo todo. Aliás, o maior desafio é esta imersão total de Tatá Werneck, mas, pelo seu passado como humorista de improviso, acredito que consiga tirar de letra.

Portanto, a Globo tem a possibilidade de fazer algo memorável, mas a probabilidade de fazer algo risível. Porém, como diria um filósofo amigo meu, de repente "pra quem é, bacalhau basta".

3 comentários:

  1. Se o Zé não gosta do BBB, porque será que ele comprou o pay-per-view?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha! Ah, comprou...
      É porque pra mim bacalhau basta, filósofo amigo.

      Excluir
  2. Eh... tava bacana demais pro padrao Globo : acabo de ver na capa do Uol que Valdirene ficara 12h na casa....
    Bem mediocre.

    ResponderExcluir