Pesquisar neste blog:

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Males que vêm para o bem



Enquanto o assunto principal hoje era o anúncio dos indicados ao Oscar, foram duas outras notícias que captaram minha atenção. Spielberg adiou indefinidamente Robopocalypse. Spielberg desistiu de fazer Interstellar. Alguns anos atrás uma notícia dessas me deixaria muito chateado. Duas, então...

Porém, hoje, já em um nível evolutivo diferente, consigo enxergar isto com bons olhos, especialmente analisando o cenário completo.

O CENÁRIO INICIAL: Robopocalypse é uma adaptação do livro best-seller de Daniel H. Wilson, que se passa num futuro onde a sociedade é altamente dependente de tecnologia e robôs.  A história segue sobreviventes humanos após uma insurreição provocada por uma máquina que se torna autoconsciente. Drew Goddard (O Segredo da Cabana) escreveu o roteiro e Chris Hemsworth, Anne Hathaway e Ben Wishaw estavam escalados para atuar. A produção da Fox/DreamWorks estava prometida para ser lançada em Abril de 2014. Até que o maldito Spielberg adiou o projeto indefinidamente.
O COMPLEMENTO DO CENÁRIO: Ao justificar o adiamento, o porta-voz do diretor alegou que o filme "é muito importante, o roteiro não está 100% e a produção é muito cara. Estamos voltando ao rascunho para ver o que é possível." Considerando que muitas produções são apressadas pelos estúdios e acabam entrando pro forno com um roteiro mal acabado, Spielberg merece aplausos por ter tido a sensibilidade de adiar o projeto, em vez de prosseguir com algo ruim.

O CENÁRIO INICIAL DO OUTRO: Interstellar é um roteiro que vem sendo escrito e polido, sob os olhares atentos de Spielberg, há quase seis anos pelo Jonathan Nolan (corroteirista de  praticamente todos filmes do irmão Christopher e cocriador da sólida série Person of Interest). O pouco que se sabe do enredo, mantido propositalmente sob sigilo, é que é baseado nos estudos do astrofísico Kip Thorne sobre buraco de minhoca, viagem temporal, dimensões alternativas e outras teorias aproveitáveis em uma ficção-científica. Depois de tanto tempo enrolando, o maldito Spielberg desistiu de dirigi-lo.
O COMPLEMENTO DO CENÁRIO: Tudo indica que Christopher Nolan fará deste filme seu próximo trabalho como diretor, em mais uma parceria com o irmão. Sinceramente, talvez não haja pessoa melhor. Seria perfeito se Spielberg continuasse envolvido na produção, mas já é reconfortante saber que a história finalmente sairá do papel e que está em ótimas mãos.


A grande pergunta então é: com esta esvaziada geral na agenda, o que Spielberg fará agora?
(torcendo por Pirate Latitudes...)

PS.: Obrigado, novo acordo ortográfico, pela horrível palavra que "corroteirista" virou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário