Pesquisar neste blog:

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Ruela Brasil


Não escondo de ninguém meu desagrado por novelas...E, claro, não assisto. Mas, o apartamento é pequeno e uma coisa ou outra acabo vendo de relance. E acabo descobrindo que os roteiristas não se cansam de me surpreender. Negativamente, claro.

Avenida Brasil é uma novela na qual toda vez eu pescava alguma coisa sempre tinha alguém tramando algo de mau contra outra pessoa, ou alguém fazendo o mal na prática contra outra pessoa. (Acho que fiz o uso correto de 'mau' e 'mal' nessa frase). Ou seja, aquela síndrome do Stephen King, de que situações extremas afloram as maldades interiores dos seres humanos, não se aplica à esta novela. Aqui as pessoas são más sempre. E não é que o povo gosta disso?

Os roteiristas estão dispostos a qualquer coisa pelo IBOPE. Já cansei de ver, por exemplo, novelas copiarem quase que literalmente cenas de séries ou filmes americanos. Porém, o cúmulo eu vi hoje.

A situação é a seguinte: mataram um personagem, Max, exatamente uma semana antes da novela acabar, sem revelar o assassino, pra garantir (ou aumentar) a audiência. Não que um pouco de mistério seja ruim, Lost se sustentou muito bem por 6 temporadas assim. Mas é impressionante como que o mistério da Globo é sempre o velho "Quem matou X?". Cadê a critividade?

O que vi hoje e que me espantou (embora nem saiba por quê - já era de se esperar), foi uma cena em que vários personagens estão discutindo num bar sobre quem tinha motivos pra matar o tal Max. "Fulaninha é má, só pode ser ela!""Mas, peraí o num-sei-quem foi chifrado pela vítima, então pode ser ele também" "Olha só, a esposa foi tão chifrada quanto, e ela estava no local do crime!""Mas vocês estão se esquecendo da mãe do num-sei-quem, que é super-protetora""Peraí, o tiãozão sei-la-quem também não gostava do cara"... e por aí vai.

Reparem na RIDICULARIDADE desta cena: enquanto até os mais medíocres roteiros (e livros) de whodunit deixam os espectadores (e leitores) seguirem as pistas sozinhos e decidirem quem são os suspeitos, a Rede Glooooabo subestimou totalmente a inteligência de seu público e fez com que personagens tomassem o papel dos telespectadores. Quem acompanha a novela deveria discutir o capítulo num bar (ou no local de trabalho, que seja) no dia seguinte, não os personagens!


E o povo embarca nessas, em massa. Mas, esse é o Drama de um país que acha que Comédia é um bando de personagens caricatos repetindo bordões.

2 comentários:

  1. Realmente é de chorar...

    Entretanto, tenho me me surpreendido positivamente com uma novela da Globo: Gabriela. Bom, comecei a ver enganado, pois acreditei que era uma mini-série.

    Depois que descobri que era novela, quase desisti, mas achei que valia a pena, por ser uma produção interessante e com um quê de cultura. Não é nada que fuja muito do padrão novelístico, mas tem alguns pontos interessantes, como plot twists (tudo bem que não tão elaborados, mas pelo menos tem) e excelentes atuações, incluindo atores desconhecidos. Completando, a parte da Gabriela é a menos interessante de todas...

    ResponderExcluir
  2. Zé fico feliz de vc se revelar um apreciador das novelas ainda que para criticá-las. Relax é normal especialmente em apartamentos pequenos e tal, esses relances são bemmmmmm comuns cara ... entendo entendo !!!!!!!!! Estava com saudade do PADECIN

    ResponderExcluir