Pesquisar neste blog:
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
2011 - O que vem por aí
O próximo ano promete e provavelmente forças maiores (e muito mais importantes) não me permitirão frequentar o cinema com tanta assiduidade. Mas, a lista de mais aguardados já é tradição, então lá vai:
01. Dois dirigidos pelo Spielberg:
As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne (The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn) - 11 de Novembro - Primeira animação dirigida por Spielberg, baseada nos quadrinhos clássicos de Hergé; e
War Horse (Ainda sem título em português) - 28 de Dezembro (EUA) - Drama ambientando na Primeira Guerra Mundial.
02. As continuações:
Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas (Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides) - 20 de Maio;
Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (Harry Potter and the Deathly Hallows: Part II) - 15 de Julho; e
Sherlock Holmes 2 (Ainda sem título definido) - 16 de Dezembro
Continuações, naturalmente, dispensam apresentações e estas são presenças mais que obrigatórias nesta lista.
03. A Invenção de Hugo Cabret (Hugo Cabret) - 09 de Dezembro (EUA) - Martin Scorsese conta a história de um órfão que vive em uma estação de trem de Paris nos anos 1930 e leva uma vida misteriosa que envolve seu pai e um robô. Com Ben Kingsley, Emily Mortimer, Sacha Baron Cohen, Jude Law e Richard Griffiths.
04. Super 8 (Ainda sem título em português) - 09 de Setembro - Ficção-científica dirigida por J.J. Abrams e produzida por Steven Spielberg. Pouco se sabe sobre a trama e o teaser trailer já divulgada contribui com o mistério.
05. Duas animações:
Rio - 08 de Abril - Arara viaja dos EUA para o Rio de Janeiro para perpetuar sua espécie, com vozes de Neil Patrick Harris e Anne Hathaway.
Puss in Boots (Ainda sem título em português) - 09 de dezembro - Spin-off do Gato de Botas de Shrek, com vozes de Antonio Banderas e Salma Hayek.
06. Cowboys & Aliens (Ainda sem título em português) - 12 de Agosto - Mais uma produção de Spielberg, centrada em uma invasão alienígena na época do faroeste. Com Daniel Craig, Olivia Wilde e Harrison Ford.
07. O Espião Que Sabia Demais (Tinker, Taylor, Soldier, Spy) - 16 de Setembro (EUA) - Gary Oldman, Tom Hardy, Keanu Reeves e Ralph Fiennes estrelam este thriller de espionagem ambientando no pós-Guerra Fria.
08. Assalto ao Banco Central (Brasil) - 22 de Julho - Promentendo fazer jus à boa safra do cinema nacional, o filme conta a história do maior assalto a banco da história do nosso país, ocorrido em 2003 em Fortaleza. Com Milhem Cortaz, Lima Duarte e Giulia Gam.
09. Desconhecido (Unknown) - 25 de Fevereiro - Liam Neeson é homem que acorda de coma e descobre que outra pessoa assumiu sua identidade e nem sua esposa, vivida por Diane Kruger, acredita nele.
10. Os Três Mosqueteiros (The Three Musketeers) - Ainda sem data de estréia - Nova adaptação do famoso romance de Alexandre Dumas. Com Orlando Bloom, Milla Jojovich e Christoph Waltz.
Passaram perto da lista:
18/03 - Invasão do mundo: Batalha de Los Angeles (Battle: Los Angeles)
15/04 - O Número Quatro (I Am Number Four)
29/05 - Thor (Thor)
10/06 - Kung Fu Panda 2 (Kung Fu Panda: The Kaboom of Doom)
17/06 - Lanterna Verde (Green Lantern)
24/06 - Carros 2 (Cars 2)
29/07 - Capitão América (Captain America: The First Avenger)
07/10 - Deu a Louca na Chapeuzinho 2 (Hoodwinked 2: Hood vs. Evil)
21/10 - Real Steel (Ainda sem título em português)
Ainda sem data definida: Mission: Impossible – Ghost Protocol (Missão Impossível 4 -Ainda sem título em português)
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
O ano que passou (2010)...
2010 está terminando e, mais uma vez, surge a rápida recapitulação sobre minha lista dos filmes mais aguardados do ano.
Superaram a expectativa: A Origem, Toy Story 3 e Tropa de Elite 2.
Alcançaram a expectativa: A Ilha do Medo, Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte I
Ficaram abaixo da expectativa: Alice no País das Maravilhas, Robin Hood, Shrek Para Sempre, O Último Mestre do Ar
Acabei não vendo porque passei um ingresso da pré-estréia por achar que ia ser dublado: O Aprendiz de Feiticeiro
Não vi, não sei se estreou e perdi o interesse porque o trailer foi muito ruim: As Viagens de Gulliver
Em breve a recheada lista dos mais aguardados de 2011...
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Maquiagem Digital
Existem vários marcos na história dos efeitos visuais no cinema, e um deles ocorreu na primeira metade da década de 90. Pouco depois de James Cameron criar o exterminador de metal líquido e Spielberg ressuscitar dinossauros, foi Robert Zemeckis quem realmente deu uma reviravolta no emprego dos efeitos.
Por mais perfeito que fosse o visual de Exterminador do Futuro 2 e Parque dos Dinossauros, a divisão entre o que era real e o que era truque estava bem clara, simplesmente por se tratarem seres irreais. Mas com Forrest Gump, o uso das trucagens por computador ganhou nova dimensão ao migrar para gêneros diferentes de ficção científica/aventura e ao ser inserido com sutileza em situações comuns. A pena esvoaçante, o ataque de napalm, os jogos de pingue-pongue, a multidão no discurso em Washington, as pernas amputadas do Ten. Dan, só para citar alguns... Eram cenas reais, maquiagem ou efeitos digitais?
Depois de 1994 ficou difícil de acreditar em o que se vê no cinema.
Este ano, por exemplo, sai a continuação de outro clássico dos efeitos especiais: Tron. O trailer mais recente de Tron - O Legado prova que a sequência está fazendo história também, ao mostrar Jeff Bridges voltando a interpretar o mesmo personagem que encarnou há quase 30 anos, com aparentemente quase a mesma idade de então.
E a roupagem (ou des-roupagem, no caso hehehe) mais chocante deste ano vai fazer com que todos aqueles marmanjos que ainda acreditam nas Playboys caiam em depressão. Há uma bastante comentada cena em Machete (que estréia por aqui depois de amanhã) em que Jessica Alba aparece nua. Pois, pouco depois do lançamento do filme nos E.U.A. em Setembro, a verdade veio à tona: a atriz Californiana filmou toda a sequência com roupas íntimas, que foram removidas digitalmente depois. Basta clicar aqui para ver uma das várias reportagens que mostram as fotos entre o que foi filmado e o que foi visto em tela.
É. A máxima "Uma imagem vale mais que mil palavras" virou ...erh... mínima.
Atualização: a cena (ou parte dela) está disponível no YouTube. Acaba que é só um teste de masculinidade: Você inclinou a cabeça no começo? :)
Assinar:
Postagens (Atom)