Pesquisar neste blog:
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Goiabada com Maionese
Tem algumas coisas que não combinam... Simplesmente.
Este post será histórico, pois acho praticamente impossível terem oportunidade de ler novamente o que eu vou escrever: estou feliz que um projeto do Spielberg tenha sido cancelado. Vejam bem, eu sou o cara que, como meu irmão costumava dizer quando criança, se o Spielberg lançasse um filme intitulado "A Planta Que Não Se Mexe", em que se veria uma mesma cena com uma planta estática durante duas horas , eu acharia o filme uma maravilha. Mesmo antes de assistí-lo. Em outras palavras, qualquer "próximo filme" do mestre pra mim é motivo de grande expectativa.
Pois semana passada saiu a notícia que o projeto hollywoodiano de Oldboy, que seria dirigido pelo Spielberg e estrelado por Will Smith, não vai mais acontecer. A comunidade cinéfila comemorou e, admito, eu também. Por motivos diferentes, talvez, mas o fato aconteceu.
Para quem não conhece, Oldboy é um filme koreano de 2003 que rapidamente se tornou um cult da sétima arte. O filme acompanha a história de um cidadão comum que é sequestrado, aprisionado em um quarto com uma TV e, sem quaisquer explicações, solto após 15 anos. É quando se inicia uma violenta história de vingança. Particularmente, eu só tive interesse de vê-lo quando comecei a encontrá-lo recorrentemente mencionado em artigos e listas sobre filmes com reviravoltas surpreendentes no final.
Considerado por muitos como uma obra definitiva, houve muita crítica quando, praticamente um ano atrás, foi anunciada uma refilmagem hollywoodiana com estes dois grandes nomes para sustentar a produção. O alvoroço foi tão grande que os produtores trataram de divulgar em seguida que o novo filme não seria uma releitura do filme koreano, mas sim uma adaptação direta do mangá japonês original que servira como fonte para a cultuada película.
Desconheço o conteúdo do mangá, mas acredito que não seja lá tão diferente do filme. E, analisando o que conheço, confesso que fiquei confuso com a notícia da refilmagem. Não é que os dois não conseguiriam lidar com a temática ou a violência da história, mas existem aspectos peculiarmente incômodos na trama que são muito distantes de quaisquer outras coisas que ambos tenham feito. Não há como discorrer sobre o assunto sem entregar elementos chaves do enredo, especialmente a tão falada reviravolta (ou reviravoltas), mas colocando em poucas palavras: não combina em nada a essência de Oldboy com Spielberg (e Smith).
Talvez eu até tenha tido uma curiosidade bizarra para saber que tipo de mudanças fariam para Oldboy se adaptar ao estilo da dupla. Mas acho que para o bem de todos (cinéfilos encrenquinhas, Spielberg e fãs de Spielberg), ficaremos somente no aguardo de outros filmes, como (quem sabe?) aquele lá da planta imóvel.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário