Conforme prometido, chega a lista das naves mais bacanas do cinema. Como a ficção científica foi parte predominante em certa fase da minha atração pelos filmes, não conseguiria restringir a lista a 5 escolhidos, como a de aviões e motos, voltando o páreo a ser 10 eleitos, como ocorreu com os carros. Sem mais delongas:
10. Nave-mãe de Distrito 9

A nave dos párias alienígenas na Terra pouco faz neste recente cult sci-fi. Porém, sua presença inerte, mas imponente, sobre Joanesburgo cria um visual inquietante, conflitante e misteriosamente ameaçador, casando perfeitamente com tom e tema do filme.
09. Gunstar de O Último Guerreiro das Estrelas

Era uma vez um filme na década de 80 em que um jovem quebra o recorde de um fliperama de nave espacial, sem saber que se tratava de um simulador usado em um processo seletivo para pilotos de uma verdadeira batalha intergalática. Tente ser um pré-adolescente nesta época sem gostar de um filme desses.
08. Thunder Road de Viagem ao Mundo dos Sonhos

Mais um pra mexer de vez com o imaginário de uma criança. Três meninos criam pelo computador um campo de força que usam para envolver e controlar uma pequena espaçonave (que mais parece a cabeça do Darth Vader) construída por eles mesmos. Menção honrosa: empate técnico com Plunct Plact Zum.
07. Disco voador de O Dia Em Que a Terra Parou

Impossível falar de naves e não falar de disco voadores, que tanto povoaram os filmes das décadas de 50 e 60. Representando a categoria, o clássico meio de transporte de Klaatu e Gort.
06. Naves invasoras de Guerra dos Mundos

Spielberg optou bem por manter em sua versão os tripods, como no livro de H.G. Wells. Mas as navezinhas destruidoras que em 1953 substituiram a visão original do autor marcaram época.
05. Viper de Battlestar Galactica

Nunca assisti a um episódio da nova geração de BSG, mas percebi que só uma coisa ficou fiel à série original: o design dos 'caças'. Trinta anos e ainda está moderna: grande indício de merecimento da posição nesta lista.
04. Nosotromo de Alien, o 8o. Passageiro

E o que esta tem de mais? Um passageiro. Indesejado. Ridley Scott fez da Nosotromo o palco de um dos melhores "filmes-arca" (filmes que se passam primordialmente em um local fechado) e, se pouco vemos do seu exterior, a parte interna da nave é bastante valorizada na história.
03. USS Enterprise de Jornada nas Estrelas

Não sou fã do universo Star Trek e, embora goste bastante dos filmes II, IV e VI, nunca vi nenhum além deste número e considero o V um dos piores da história (de qualquer gênero). Mas, seja como for, é inegável a importância do "lar" de Kirk, Spock e cia. e seu devido destaque deve ser dado em qualquer debate sobre naves.
02. Nave-mãe de Contatos Imediatos do 3o. Grau

Uma das melhores ficções-científicas de todos os tempos, um dos melhores filmes de todos os tempos. Quando a nave mãe surge, já no ato final desta obra-prima, é de encher os olhos e de cair o queixo. Seria primeiro lugar se um certo outro filme não tivesse sido lançado naquele mesmo insigne ano de 1977.
01. Millenium Falcon de Guerra Nas Estrelas

O filme é um marco, a nave é um marco. É pilotada pelos dois personagens mais bacanas dentre a extensa gama criada por George Lucas. Não há Nave Imperial, Estrela da Morte, Tie Fighter, X-Wing que a supere. Não há Jar Jar Binks, Midchlorians, Greedo-atirou-primeiro que ofusque seu brilho.
E aí??? Qual nave bacana ficou de fora?