Pesquisar neste blog:

domingo, 28 de agosto de 2022

Monstros dos traumas passados

 

Terceiro longa-metragem de Jordan Peele como diretor-roteirista, Não! Não Olhe!, é até agora o seu mais ambicioso em escopo e visual, mas o menos interessante em roteiro e ideias. Como um terror de ficção-científica (que até lembra um Spielberg misturando Tubarão com Contatos Imediatos de Terceiro Grau) agrada e é quando se dedica a isto que o filme funciona melhor. Porém, Peele constantemente se desvia do espetáculo e desenvolve uma subtrama centrada no passado do personagem Jupe, que não só não dá em nada como parece ser de um filme totalmente diferente.

Não! Não Olhe! (Nope), 2022 




Suspense psicológico com uma inesperada guinada sobrenatural, O Telefone Preto parece uma mistura de Stephen King (não é à toa que é baseado num conto de seu filho, Joe Hill) com M. Night Shyamalan (mais especificamente O Sexto Sentido e Sinais - mas sem a genialidade destes). Tenso, convence pelas boas atuações da dupla mirim protagonista e de Ethan Hawke, arrepiante por trás de máscaras. O longa poderia se sobressair se não falhasse em concluir seu subtexto sobre paternidade abusiva.

O Telefone Preto (The Black Phone), 2022




A síntese de Jurassic World Domínio encontra-se na fala de uma personagem ao ser questionada pelo protagonista: "Você está aqui para ter respostas ou está aqui pela carona?" (do inglês, ride, que também traduz-se como 'passeio'). A última incursão no mundo dos dinossauros originado pelo Spielberg é exatamente isto: um grande passeio, com algumas sequências de ação genuinamente empolgantes, mas que possui um roteiro sem muito sentido, que desfaz e refaz as premissas interessantes do longa anterior e ainda acrescenta uma trama paralela inesperada que quase desperdiça a participação do elenco original. Sinal definitivo de desgaste é quando o primeiro filme vi seis vezes no cinema e este simplesmente esperei pintar no streaming pra ver em casa.

Jurassic World Domínio (Jurassic World Dominion), 2022




Nenhum comentário:

Postar um comentário