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terça-feira, 24 de agosto de 2021

Silêncio, barulho e o meio termo


Repetindo a dose certa (sem ser repetitivo) do que funcionou tão bem no primeiro filme, é um alívio ver que Um Lugar Silencioso: Parte II é mais um grande acerto para o diretor John Krasinski. O receio de que Cillian Murphy entraria para o elenco só para compensar a ausência de uma figura masculina no protagonismo desaparece rapidamente, porque Emily Blunt e Millicent Simmonds continuam as verdadeiras estrelas da produção. Ao expandir as ideias, a continuação estende-se também para outras localidades provocando um primoroso trabalho de edição em duas ou três sequências, com superposição de cenas em ambientes diferentes criando belos paralelos visuais e servindo para escalar a tensão.

Um Lugar Silencioso: Parte II (A Quiet Place Part II), 2021




Pelo tanto que foi massacrado por crítica, público e pessoas de confiança, deliberadamente resolvi não assistir ao Esquadrão Suicida. O pouco que ouvi de positivo sobre o filme de 2016 era acerca da Arlequina, que acabou até ganhando um filme próprio em 2020 (mas que também não assisti, mesmo com boa recepção de crítica, público e pessoas de confiança). No entanto, me rendi a O Esquadrão Suicida e constatei que realmente é a personagem de Margot Robbie que rouba a(s) cena(s). Para o que se propõe, o longa funciona até razoavelmente bem, mesmo parecendo um "Guardiões da Galáxia para adultos" apostando forte em sanguinolência grotesca e humor negro. Entendo o esforço para dar relevância e arco a cada um dos personagens principais, mas ainda assim o filme poderia ser um pouco mais enxuto (leia-se menos longo) e deveria ter tratado a subtrama do golpe de estado com um tanto mais de sensibilidade.

O Esquadrão Suicida (The Suicide Squad), 2021




 

Acostumado a entregar filmes ágeis e dinâmicos, Steven Soderbergh acerta em tirar o pé do acelerador (e da edição estilosa) em Nem um Passo em Falso, criando uma atmosfera semi-noir impecável. Os grandes destaques são o elenco invejável e toda uma sequência tensa e memorável envolvendo situação de refém. O problema é que o roteiro só introduz seu tema verdadeiro no terceiro ato, que culmina em uma longa cena expositiva. Ao mesmo tempo que a história fica mais interessante por deixar de ser um mero filme de gângster, o filme de gângster bem construído até então fica menos interessante por se tornar algo bem diferente, sem aviso.

Nem um Passo em Falso (No Sudden Move), 2021




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