Pesquisar neste blog:

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Humor em tempos de cólera

 

Como pouquíssimas por aí, Os Banshees de Inisheerin é uma comédia que consegue te arrancar boas risadas mas que também parte o seu coração. A premissa e o escopo são pequenos, mas isto não impede a história de ter guinadas inesperadas e uma escalada, dentro dos limites, do que está em jogo. A fotografia valoriza o cenário bucólico e a natureza singular da ilha irlandesa fictícia que abriga figuras peculiares e sinceras construídas por um roteiro afinado e por atuações ímpares de Colin Farrell, Brendan Gleeson, Barry Keoghan e Keery Condon (a alma e a sensatez do filme). "Do pessoal e específico se chega ao universal" foi dito uma vez, e o que este longa entrega é exatamente isto: um microcosmo do mundo atual.

Os Banshees de Inisherin (The Banshees of Inisherin), 2022




Dado o tema sério e pesado, a última coisa que eu esperava ver em Argentina, 1985 era a presença de humor. Sem se esquivar dos momentos em que precisa ser sério e pesado, o filme  encontra bastante espaço para o humor, funcionando supreendentemente bem. O que beneficia a produção (e a humanidade), pois a abordagem "mais leve" torna o longa mais acessível para um público maior e para uma nova geração que já queira evitar o assunto após tanta produção "mais pra baixo". 

Argentina, 1985 (idem), 2022




Demora uma entrada e alguns pratos para O Menu dar as caras, e ao subverter as expectativas pode não agradar.  Abraçando o humor negro e misturando em uma panela um monte de ingredientes - privilégios, servidão, obsessão, vingança, pecados capitais - o filme parece estar cozinhando um prato grandioso e sofisticado, mas acaba é deixando um gostinho amargo na boca. SPOILER Os roteiristas nos fazem acreditar que têm um plano elaborado em mente e nos aguçam um final à lá Seven, mas o que servem é uma réplica do de Ratatouille.

O Menu (The Menu), 2022




Nenhum comentário:

Postar um comentário